A Biblioteca Nacional teve quatro conjuntos documentais registrados no Programa Memória do Mundo, da Unesco, no dia 02/12. O programa reconhece patrimônios documentais de significância internacional, regional e nacional, facilitando sua preservação e acesso. Foram reconhecidas como memória da América Latina e Caribe: a famosa e importantíssima Carta Real de Abertura dos Portos, que temos o privilégio de guardar em nosso país; os documentos da expedição científica do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira; e a coleção de fotografias doadas por Pedro II à Biblioteca. As Matrizes da Gravura da Casa Literária do Arco do Cego foram reconhecidas pelo Programa como memória nacional.
A Coleção do Imperador: fotografia brasileira e estrangeira no século XIX, mais conhecida como Colleção D. Thereza Christina Maria, foi um presente de D. Pedro II à Biblioteca Nacional. Este conjunto foi reconhecido como memória do mundo, com o Registro Internacional, em 2003, e agora recebe o certificado do Registro Regional da América Latina e do Caribe, do Programa. A coleção, digitalizada, pode ser conferida aqui.
O acervo sobre a expedição científica de Alexandre Rodrigues Ferreira nas capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá tem documentos tanto na Biblioteca Nacional, como no Museu Nacional do Rio de Janeiro. A inscrição no Programa Memória do Mundo partiu das duas instituições. Os registros são belíssimos, com registros da natureza brasileira, do século XVIII, e também podem ser visto em nossa Biblioteca Nacional Digital. Clica aqui!
Tags: acervos, Alexandre Rodrigues Ferreira, Carta de Abertura dos Portos, Colleção D. Thereza Christina Maria, Programa Memória do Mundo da Unesco
dezembro 30, 2011 às 19:45 |
[…] Blog da Biblioetca Nacional Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso […]