Hoje, 4 de janeiro, é Dia Mundial do Braille. A data marca o nascimento do criador do sistema, Louis Braille (04/01/1809, França), que perdeu a visão aos três anos de idade. Em 1825, ele desenvolveu a ferramenta que permite a pessoas cegas o acesso ao conhecimento até os dias de hoje.
Você sabia que a Biblioteca Nacional possui um equipamento capaz de gerar linhas braille em tempo real? Para realizar a leitura, o usuário solicita uma obra do catálogo da Biblioteca Nacional, que é inserida num scanner, aparentemente comum, mas que, acoplado a uma lâmina flexível, gera linhas em braille para cada página, sob os dedos do usuário. Sem necessidade de impressão em papel, devido à flexibilidade da lâmina, a leitura é feita de acordo com a velocidade do usuário. A máquina também é capaz de digitalizar e ler o livro com voz humana – tudo em questão de segundos.
A instalação do aparelho foi promovida pelo projeto Biblioteca Acessível, criado em 2008. A iniciativa oferece a pessoas cegas, idosos e usuários de baixa visão o acesso aos acervos da Biblioteca. Além de equipamentos, como ampliadores de textos e teclados especiais, a preparação de técnicos para o atendimento desse público está entre as prioridades do projeto. Vale sempre lembrar que o acesso de leitores acompanhados de cão-guia, garantido por lei, é sempre bem-vindo!
A Biblioteca Acessível funciona de segunda a sexta-feira, de 10 às 17h. O atendimento deve ser agendado por meio dos telefones (21) 2220-3100 / 3095-3895 ou pelo e-mail: dioge@bn.br.
Saiba mais sobre o tema:
Fundação Dorina Nowilll para Cegos: http://www.fundacaodorina.org.br/
Instituto Benjamim Constant: http://www.ibc.gov.br/
janeiro 4, 2012 às 20:02 |
Como é bom estar atento as datas. Parabens a todas as Pessoas com Deficiencia Visual Trabalho em uma Biblioteca Pública e temos uma Biblioteca Braille.