Desenhar para sonhar: mostra de quadrinhos na Biblioteca Nacional

Fãs de histórias em quadrinhos já têm destino certo nessas férias de verão. Até o dia 29 de fevereiro, fica em cartaz no 2º andar da Biblioteca Nacional a mostra “Desenhar para sonhar: histórias em quadrinhos brasileiros”. Organizada pela Coordenadoria de Periódicos, ela conta um pouco da trajetória do gênero  HQ no Brasil. Entre vilões e super-heróis, há diversão garantida para várias gerações de leitores.

Logo no início, exemplares de O Tico-tico deslumbram os visitantes. Lançada em 1905, a primeira revista em quadrinhos brasileira para crianças teve Rui Barbosa, Olavo Bilac e Nelson Rodrigues entre seus leitores. Ela trouxe ao país personagens famosos, como Gato Félix, Popeye e Mickey Mouse. Para Carlos Drummond de Andrade, “Tico-tico era escola disfarçada de brincadeira”.

Edição de 1948 da revista O Tico-Tico

Além de vários números da pioneira, outras preciosidades impressionam. Uma revista “Gibi” – que terminou emprestando seu nome ao tipo de publicação – anuncia na capa o duelo do Tocha humana com o Príncipe Submarino em 1940. Adaptações de clássicos da literatura brasileira também merecem destaque, como a versão em quadrinhos do romance “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo – lançada em 1963.

Versão em quadrinhos para O Guarani, de José de Alencar. Publicação saía pela extinta editora Ebal, na coleção "Maravilhas da Edição Maravilhosa"

Personagens do passado e do presente se misturam na mostra, que homenageia em sua parte final os ídolos das novas gerações. Lá estão “O Menino Maluquinho” de Ziraldo e os traços modernos de um exemplar da Turma da Mônica Jovem, publicado em 2010. Ao que tudo indica, esse é apenas mais um capítulo na incrível saga das histórias em quadrinho no Brasil. Ela continua na banca de jornal ou na biblioteca mais próxima a você! =)

Desenhar para sonhar: histórias em quadrinhos brasileiros
De 10 de janeiro a 29 de fevereiro no 2º andar da Biblioteca Nacional
Avenida Rio Branco, nº 219 – Centro – Rio de Janeiro
Segunda a sexta, das 9h às 20h
Sábado, das 9h às 15h / Domingos, das 12h30 às 16h30, através da Visita Guiada.
Entrada Franca

Anúncios

Tags: , , , , ,

5 Respostas to “Desenhar para sonhar: mostra de quadrinhos na Biblioteca Nacional”

  1. abelsidney Says:

    Simples imperdível!

  2. Vanessa Tavares Says:

    Boa noite, como faço para levar meus alunos da escola onde trabalho? Gostaria de levá-los para uma visita guiada, é possível?
    Abraços,
    Profª Vanessa Tavares

    • blogdabn Says:

      Oi, Vanessa,
      seguem informações:

      VISITAS GUIADAS
      Sala de Leitura
      Sábados, domingos e feriados – 12h30 às 16h30
      visitas de hora em hora

      As visitas especiais ou em grupos deverão ser agendadas com antecedência pelos telefones (21) 2220-9484 e (21) 3095-3881 ou no balcão de atendimento na Biblioteca.

      Preço do ingresso: 2,00(Reais), com meia entrada para estudantes e gratuidade para pessoas com mais de 60 anos. (Acesso gratuito durante janeiro e fevereiro de 2012)

      O visitante só terá acesso ao prédio da BN após a apresentação de documento de identificação com foto.

  3. Sonia Rocha Says:

    Estive na exposição e adorei. Muito bom!

  4. Agende-se! Confira as atrações culturais da Biblioteca Nacional « blogdabn Says:

    […] Desenhar para sonhar: quadrinhos brasileiros: 45 itens do acervo da Biblioteca Nacional apresentam de forma leve e divertida um panorama da cultura das HQs no país. Mostra conta com exemplares da revista Tico-tico, de 1905, e obras de grandes nomes como Ziraldo e Maurício de Souza. No 2º andar da Biblioteca Nacional (Avenida Rio Branco, 219. Centro. Rio de Janeiro). Segunda a sexta de 9h às 20h. Sábados e domingos das 12h às 17h. Entrada franca. Saiba mais […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: