Rio de Janeiro: 447 anos!

A Cidade Maravilhosa completou 447 anos nesta quinta-feira, 1º de março, e a BN, claro, homenageou o Rio, sua casa há mais de 200 anos. Com postagens no Facebook e no Twitter, vimos quanta gente também adora o Rio de Janeiro e quer bem essa cidade, paisagem de tantos romances e contos memoráveis. Quem não se lembra do Rio antigo nas páginas de Machado de Assis, ou da Lapa de João do Rio, em tramas e traços que não deixam a memória?

Explorando a Biblioteca Nacional Digital, encontramos uma preciosidade: um álbum com 10 cartões-postais, publicados provavelmente há exatos cem anos, com paisagens absolutamente incríveis do Rio de Janeiro. Paisagens que não existem mais e que, agora, só mesmo em fotos.

Veja o álbum completo aqui

E a imagem abaixo! Do tempo em que o morro do Corcovado ainda não tinha Cristo Redentor. Registro de 1894, por Juan Gutierrez.


Aqui, um registro da primeira metade do século 19. Em 1862, o governo da Espanha, sob a Rainha Isabella II, enviou uma equipe de naturalistas para a América do Sul para coletar objetos para os museus espanhóis. A missão ficou conhecida como a Comissão Científica do Pacífico. Rafael Castro y Ordóñez, um desenhista do grupo, documentou a viagem em fotografias, produzindo um registro pictórico da diversidade étnica e cultural das Américas, em meados do século XIX.

Esta fotografia, tirada do alto do morro do bairo de Santa Teresa, mostra os bairros da Glória, Catete e Flamengo da cidade do Rio de Janeiro. O Morro do Pão de Açúcar e o bairro da Urca podem ser vistos ao fundo. Feliz aniversário, Rio!

Tags: ,

2 Respostas to “Rio de Janeiro: 447 anos!”

  1. Neide Maia Says:

    Maravilhoso

  2. mariana Says:

    eu fui nascida e criada no rio de Janeiro eu amo essa cidade maravilhosa e poriso eu canto cidade maravilhosa cheia de outras mils cidade maravilhosa coração do meu brasil…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: