Feliz Dia Internacional da Mulher!

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Blog da BN foi buscar no acervo da Biblioteca Nacional alguns periódicos importantes para o estudo das representações e manifestações do feminino, no Brasil. Trouxemos aqui dois breves exemplos, que vocês podem baixar e ler à vontade, direto da BN Digital. Confiram!

A revista paulista divulgava mulheres com papel de destaque no Brasil e no exterior, além de ter pensamento avançado para a época

Lançada em 1897, a revista A Mensageira enaltecia os feitos da mulher nas ciências, artes e no lar. Abolicionista e a favor do voto feminino, a publicação acreditava na educação como condição fundamental para a evolução da mulher. Três edições da revista estão disponíveis na BN Digital. Confira aqui!

A publicação carioca traz em suas páginas uma grande variedade de informações. Poemas, contos, notícias sobre teatro e acontecimentos sociais dividem espaço com partituras, passatempos, ilustrações e notas sobre moda, esportes e culinária

Além disso, a Biblioteca Nacional possui exemplares de “A Vida Elegante” – periódico direcionado ao público feminino, mas que era dirigido e administrado por homens. A revista apresentava as mulheres segundo o ideal masculino. Vale dar uma conferida pra ver o que mudou (ou não) de lá pra cá.

Na BN digital, é possível acessar o número 1 e o número 2  – ambos de março de 1909 – da publicação.

Tags: , ,

Uma resposta to “Feliz Dia Internacional da Mulher!”

  1. Lanchinho da Meia-Noite Says:

    Reblogged this on Lanchinho da Meia-Noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: