Feira de Bogotá anuncia escritores brasileiros da programação

Os organizadores da Feira do Livro de Bogotá anunciaram, nesta terça, 13 de março, na capital colombiana, os dez primeiros nomes de autores que integrarão a programação cultural e as homenagens ao Brasil, país convidado de honra da edição deste ano. Ao todo, serão cerca de 50 autores e personalidades – desses, dez serão escritores e ilustradores infanto-juvenis.

A lista completa será anunciada pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), organizadora das festividades em Bogotá, nos próximos dias.

A Feira do Livro em Bogotá, fundada em 1988, se consolidou como um importante evento de negócios do setor editorial e é um dos mais importantes da Colômbia. Todo ano, a feira homenageia um país e entre os  dias 18 de abril e 1º de maio será a vez dos brasileiros

Homenagem é estratégica para o Brasil

País levará comitiva de 50 autores a Bogotá, além de editores e de dirigentes de políticas de estímulo à leitura

A homenagem que o Brasil recebe na Feira Internacional do Livro de Bogotá é estratégica no processo de internacionalização da literatura brasileira. A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), que coordena a programação literária e editorial no evento, está empenhada em aprofundar esse processo junto a vizinhos, a fim de estreitar laços culturais e promover o intercâmbio de ideias na América Latina.

Durante o evento, a FBN irá reforçar a divulgação do seu programa de bolsas de tradução de obras brasileiras no exterior, lançado no ano passado. Editores colombianos interessados em publicar títulos de autores brasileiros podem se candidatar a receber bolsas para seus tradutores. Até 2020, a FBN irá investir US$ 7,6 milhões no programa. Para 2012, estão previstos investimentos de US$ 698 mil. O edital está disponível nos seguintes endereços: www.bn.br/bolsasdetraducao ou www.bn.br/translationgrant.

Também podem ser obtidas informações pelo email translation@bn.br ou no telefone 5521 2220-2057.

O Brasil levará a Bogotá um time eclético de escritores, que refletem a diversidade da sua produção cultural. O time escalado conta com ficcionistas, poetas, jornalistas, ilustradores e dez autores para crianças e jovens. A escritora Nélida Piñon irá abrir no dia 16 a programação, representando a literatura brasileira. Abaixo, uma seleção de dez nomes da comitiva brasileira de autores. A relação completa será anunciada pela FBN nos próximos dias, no Brasil. O Brasil procurou convidar autores com obras publicadas em espanhol e levar novos autores, para fornecer um quadro amplo da nova produção literária brasileira.

O Brasil considera a Colômbia uma referência no que se refere a bibliotecas públicas, por seu trabalho bem-sucedido no setor, o que reforça a necessidade estratégica de aprofundar laços com o país. O presidente da FBN, Galeno Amorim, irá participar dos debates, para discutir ações de estímulo à leitura.

Perfis dos autores confirmados para a Feira de Bogotá

1.    Affonso Romano de Sant’Anna: Poeta, ensaísta, cronista e professor Affonso Romano de Sant’Anna nasceu na cidade brasileira de Belo Horizonte (no estado de Minas Gerais), em 27 de março de 1937. Sua estréia na poesia se deu com Canto a palavra, de 1971. É casado com a também escritora Marina Colassanti. Principais obras: Que país é este? (poesia, 1980), A mulher madura (crônicas, 1986), O lado esquerdo do meu peito (poesia, 1991) e Textamentos (poesia, 1999). É um dos mais importantes poetas brasileiros.

2.    Eric Nepomuceno: Tradutor, jornalista e contista premiado, além de autor de livros de não-ficção. É o tradutor das obras de Gabriel García-Márquez no Brasil, além de ter vertido para o português autores clássicos da América Latina, como Julio Cortázar, Eduardo Galeano, Juan Rulfo, entre outros. Tem contos publicados em antologias e revistas literárias de diversos países. É autor de Memórias de um setembro na praça (1979); Quarenta dólares e outras histórias (1987); Hemingway na Espanha ( 1991); A palavra nunca (1997); Quarta-feira  (1998).

3.    Fernando Morais: Jornalista e um dos principais biógrafos do país. Nasceu em 1946 na cidade de Mariana, no estado de Minas Gerais, e já atuou em algumas das principais publicações da imprensa brasileira. Também foi deputado e secretário da Cultura e da Educação do Estado de São Paulo.  É autor de clássicos como Chatô, o rei do Brasil, sobre Assis Chateaubriand, magnata da imprensa brasileira no século XX, e Olga – A vida de Olga Benario Prestes, entre outros.

4.    João Paulo Cuenca: Um dos mais promissores nomes da nova geração de escritores brasileiros, também indicado como um dos mais promissores da América Latina, selecionado no projeto Bogotá39. Cuenca nasceu no Rio de Janeiro em 1978 e é autor de dos romances Corpo presente (2003), O dia Mastroianni (2007) e O único final para uma história de amor é um acidente (2010), que tem a capital japonesa, Tóquio, como cenário.

5.    Lêdo Ivo: O jornalista, poeta, romancista, contista, cronista e ensaísta Lêdo Ivo nasceu em Maceió, Alagoas, em 18 de fevereiro de 1924. Sua estréia na literatura foi em 1944, com o livro de poesia ‘As imaginações’. Um ano depois, publicou ‘Ode e elegia’, com o qual obteve o Prêmio Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras (ABL), o primeiro de uma série ao longo de sua carreira, marcada pelo sucesso e reconhecimento. Com mais de 40 obras publicadas, Lêdo Ivo foi eleito, em 13 de novembro de 1986, para a Cadeira nº 10 da ABL. Mora no Rio de Janeiro.

6.    Marina Colasanti: Nasceu em Asmara, na Etiópia, e vive no Brasil desde os 11 anos. Tem mais de trinta livros publicados, entre contos, crônicas, poesia, ensaios e livros infantis. Marina reúne em sua biografia inúmeros sucessos, como E por falar em amor e Contos de amor rasgados. Também atua como jornalista, tradutora e artista plástica.

7.    Nélida Piñon: Primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras (ABL), Nélida Piñon é uma referência na literatura brasileira. Nasceu no Rio de Janeiro, em 1937. Com família originária da Galícia, estudou 13 anos na Espanha antes de cursar jornalismo no Rio de Janeiro. Publicou seu primeiro romance em 1961, ganhou o Prêmio Walmap em 1969 e, em 1972, recebeu o Prêmio Mário de Andrade por A casa da paixão. Já recebeu importantes prêmios literários, como o Juan Rulfo de Literatura Latino-Americana e do Caribe e Príncipe das Asturias (2005).

8.    Roger Mello: Escritor e ilustrador brasiliense, nasceu em 1965. Recebeu o prêmio suíço Espace-enfants em 2002 e no mesmo ano foi vencedor do prêmio Jabuti nas categorias literatura infanto-juvenil e ilustração com Meninos do mangue. Com vários trabalhos premiados, tornou-se hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Por sua obra como ilustrador, foi indicado para a edição de 2010 do prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil.

9.    Rodrigo Lacerda: Nasceu em 1969, no Rio de Janeiro. Estreou em 1995 com O mistério do leão rampante, com o qual recebeu o Prêmio Jabuti, um dos mais importantes do Brasil, e é autor de A dinâmica das larvas (1996), da coletânea Tripé (2000) e de Vista do Rio (2004). Seu mais recente romance é Outra vida, que lançou pela Alfaguara em 2009. Também é autor de livros infanto-juvenis, como O Fazedor de velhos (Cosac Naify, 2007), ganhador do Prêmio Glória Pondé de Literatura Infantil e Juvenil, da Fundação Biblioteca Nacional.

10.    Adriana Lisboa: Natural no Rio de Janeiro, Adriana publicou dez livros, entre os quais cinco romances, uma coletânea de contos e poemas em prosa e livros para crianças. Sua obra foi traduzida em vários países, incluindo França, Estados Unidos, México, Itália, Suécia e Suíça. Ganhou o Prêmio José Saramago pelo romance Sinfonia em branco, uma bolsa da Fundação Biblioteca Nacional, no Brasil, e o prêmio de autor revelação da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) por seu livro de poesia para crianças, Língua de trapos.

Tags:

Uma resposta to “Feira de Bogotá anuncia escritores brasileiros da programação”

  1. Lanchinho da Meia-Noite Says:

    Reblogged this on Lanchinho da Meia-Noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: