
Cercada por montanhas, Petrópolis tem uma natureza exuberante. Na ilustração de 1845, a Cascata de Itamarati já fascinava visitantes.
Petrópolis completa hoje 169 anos
Cidade Imperial. Assim ficou conhecida Petrópolis, fundada por um decreto assinado por Dom Pedro II em 16 de março de 1843. A cidade da região serrana do Rio de Janeiro é rica em importância histórica e tem belas paisagens, que estão registradas em peças do acervo da Biblioteca Nacional.
Além da fundação da cidade, o Decreto Imperial nº 155 previa a construção de um palácio que serviria como residência de verão para Dom Pedro II. Até hoje, o Palácio Imperial é uma das grandes atrações de Petrópolis. Na BN Digital, é possível ver imagens do prédio no século XIX.

Na foto do alemão Revert Henrique Klumb, a fachada Palácio Imperial em 1860 – residência de verão de Dom Pedro II
Ao longo do 2º Reinado, o imperador desfrutou de várias temporadas de verão na cidade – onde podia ser visto circulando a pé pelas ruas. Registros da vida da corte em Petrópolis fazem parte da Coleção Thereza Christina Maria, que reúne um importante material doado por Dom Pedro II à Biblioteca Nacional.
Clique aqui e confira outros acervos sobre a Cidade Imperial
Tags: Marc Ferrez, Petrópolis
março 17, 2012 às 14:27 |
Reblogged this on Lanchinho da Meia-Noite.
março 19, 2012 às 15:13 |
autor da obra “Escritores brasileiros e a cidade de Petrópolis” — que reúne, em critério e forma de organização inéditos(nunca assim captados e reunidos,sob tal clave) textos de escritores(que nela transitaram, avisitaram, ou residiram temporariamente ou em definitivo,etc)de,entre clássicos e contemporâneos, sobre a cidade , livro para a Secretaria Municipal de Educação de Petrópilis a circular e ser trabalhado em sala de aula na rede escolar pública — veiculei nesse 16 março artigo “Petrópolis (também) cidade literária” http://pandorawiki.blogspot.com.br/2012/03/petropolis-tambem-cidade-literaria.html
que compartilho aqui. grato.