Memórias resgatadas no lixo

O Plano Nacional de Obras Raras, da Fundação Biblioteca Nacional (Planor/FBN/MinC) promove a mostra “Resíduos & Memória – O acervo raro recolhido pelo Programa de Coleta Seletiva do Bairro de São Francisco”, em cartaz no segundo andar da Biblioteca Nacional. Ela conta com parte de um rico acervo cultural de valor local e nacional que se perdia diariamente no lixo da cidade de Niterói. O trabalho é resultado da parceria entre o PLANOR e o professor Emílio Maciel Eigenheer (UERJ – UFF), coordenador do programa.

A mostra traz cerca de 40 peças com grande valor histórico nacional e mundial como o selo Olho de Boi, primeira chancela oficial emitida no Brasil em 1843; os livros: Une Fête Brésilienne, célébrée à Rouen en 1550, de Ferdinand Denis, publicado em 1850 e Cozinheiro Imperial, primeiro livro sobre culinária publicado no país, em 1881; além de medalhas emitidas pelo centenário da independência e pela participação da I Guerra Mundial.

Image

Como observado acima, o projeto, criado em 1985, separa peças com valor cultural entre os materiais recicláveis recolhidos no bairro. Emílio Eigenheer, idealizador e coordenador do projeto, frisa que “desde o inicio o projeto não pretende formar ‘acervos curiosos’ ou ‘museus do lixo’, e sim despertar um sentimento de valorização e zelo por materiais culturais que temos em casa”.

“Resíduos & Memória” levanta questões sobre a trajetória dos materiais nas próprias residências como mudanças de moradia, falta de espaço, infestação de cupins ou traças, e principalmente falecimento, quando o tradicional e rápido descarte dos objetos podem trazer desastrosas conseqüências.

Resíduos & Memória
Local: 2º andar da Biblioteca Nacional (Avenida Rio Branco, 219 – Centro – Rio de Janeiro – RJ)
Data: até janeiro de 2012.
Horário: Segunda a Sexta das 9h às 20h. Sáb. das 9h às 17h. Entrada Franca

3 Respostas to “Memórias resgatadas no lixo”

  1. Memórias resgatadas no lixo | Biblioteca do MPT/RN Says:

    […] medalhas emitidas pelo centenário da independência e pela participação da I Guerra Mundial.  (continua) Fonte: Blog da Biblioteca […]

  2. mariaepiaf@gmail.com Says:

    Um grande gesto que merecia ser repetido pelos interiores …

  3. Relíquias encontradas no lixo viram objetos de exposição no RJ Says:

    […] Fonte: Blog da Biblioteca Nacional […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: