Revista ‘Poesia Sempre’ reúne o cheiro, o sabor e a beleza de Minas Gerais através das palavras

Criada em janeiro de 1993, a revista Poesia Sempre chega a sua 36ª edição dedicada à poesia de Minas Gerais nos estilos clássico, moderno e contemporâneo. Editada sob a responsabilidade do escritor mineiro Afonso Henriques Neto, a nova edição além de trazer textos de consagrados autores, inclui uma entrevista com Affonso Romano de Sant’Anna, ex-presidente da FBN e criador da revista.

Imagem

Os clássicos de Claudio Manuel da Costa e Silva Alvarenga se misturam aos modernos textos de Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava, e aos contemporâneos de Adélia Prado e Lúcio Cardoso. Todos foram fontes de pesquisa para o ensaio de Letícia Marlad intitulado Minas Gerais e sua poesia, que abre a publicação. Nele, a professora analisa os vários momentos históricos da poesia mineira e seus principais personagens poéticos.

Em uma sessão denominada Resenhas, espaço reservado para análise, os poetas Claudio Willer e Floriano Martins fazem, respectivamente, comentários analíticos sobre os livros Espelho dos Melodramas e Folias do Ornitorrinco, de Rodrigo de Haro, e Teares de um Canto-livre, de Viviane de Santana Paulo.

Finalizando a revista, na parte dedicada aos trabalhos de tradutores brasileiros, o leitor tem a oportunidade de comparar três traduções do poema O barco bêbado, escrito em 1871, pelo poeta francês Arthur Rimbaud. “A ideia de colocar lado a lado as três versões do mesmo poema é proporcionar ao leitor a oportunidade da comparação no sentido de fazer possível visualizar as variadas soluções buscadas por cada um dos tradutores”, explica Henriques na Apresentação.

A revista Poesia Sempre – Minas Gerais pode ser encontrada na Loja do Livro da Biblioteca Nacional, localizada no prédio-sede da BN (Avenida Rio Branco, 219 – Centro – RJ), ou pela Loja Virtual através do endereço www.bn.br/lojadolivro. Mais informações pelo telefone 2220-1309, ou pelo e-mail: lojadolivro@bn.br

Anúncios

Tags: , , , ,

Uma resposta to “Revista ‘Poesia Sempre’ reúne o cheiro, o sabor e a beleza de Minas Gerais através das palavras”

  1. Claudia Christina Says:

    Olá, bom dia
    Gostaria de saber o preço da revista Poesia Sempre.
    Grata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: