Guerrilha e repressão militar são temas de debate na Biblioteca Nacional

Imagem

No dia 19, terça-feira, o “Biblioteca Fazendo História” aborda a formação de guerrilheiros com a presença do comandante da Ação Libertadora Nacional – ALN na década de 1970, Carlos Eugênio Paz, e o historiador Daniel Aarão Reis (UFF), para debate. O evento acontece no Auditório Machado de Assis, na Biblioteca Nacional, às 16h.

O encontro ‘Guerrilheiros: armas contra a ditadura’ abordará tópicos como a Comissão Nacional da Verdade e as próprias ações de guerrilha.

Carlos Eugênio Paz – é o único comandante da ALN ainda vivo. Entrou para a organização revolucionária dirigida por Carlos Marighella aos 17 anos. Se exilou na França de 1973 a 1981, por ser um dos mais procurados pela repressão. Em seu livro Viagem à Luta Armada – Memórias da Guerrilha, conta a experiência no comando de um dos grupos de combate à ditadura mais ativos da época.

Daniel Aarão é historiador e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em história contemporânea, especializado em temas como o nacionalismo. É autor de livros e artigos publicados sobre a história das esquerdas no Brasil e sobre a história da experiência socialista no século XX.

Biblioteca Fazendo História é uma série mensal de encontros que discute temas relevantes da história do Brasil, abordados a cada edição da Revista de História da Biblioteca Nacional. A presença no evento dá direito a certificado de participação, que pode ser utilizado por alunos e professores como horas de atividades complementares.

 

Guerrilheiros: Armas contra a ditadura
Data: 19 de março
Horário: 16h
Local: Auditório Machado de Assis (Rua México, s/nº – Centro – Rio de Janeiro – RJ – acesso pelo jardim)
Entrada franca.

Deixe um comentário