FEIRA DE BOLONHA. Brasil: Incontáveis Linhas, incontáveis histórias

ImagemA Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha começa em cerca de um mês e o Brasil, país homenageado este ano, está na fase final dos preparativos.

Exposição de ilustração brasileira

A exposição “Brasil: Incontáveis Linhas, incontáveis histórias” (Brazil: Countless Threads, Countless Tales) e o catálogo que a acompanhará apresentam ilustrações de 55 autores ativos no mercado editorial e com obras que se destacam pela qualidade e pelos prêmios recebidos.

A exposição abrigará também uma homenagem ao Ziraldo, cuja trajetória de autor e ilustrador é um símbolo da criação de livros infantis e juvenis.

Ilustradores que, embora não estejam na exposição com seus trabalhos, fazem parte da história da ilustração brasileira serão citados na exposição e no catálogo, dentre os quais estão Gerson Conforti, Gian Calvi, Juarez Machado e Regina Yolanda. Maurício de Sousa está incluído nessa categoria pela importância que seus personagens das histórias em quadrinhos têm no imaginário infantil brasileiro.

 

Presença dos ilustradores

Mais de 30 ilustradores e escritores brasileiros estão previstos na programação da Feira de Bolonha e em atividades paralelas a serem realizadas na Universidade de Bolonha e em outros espaços culturais da cidade.

O Ministério das Relações Exteriores está apoiando a viagem e hospedagem de 9 autores, selecionados a partir do critério de já terem sido agraciados ou indicados ao Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o “Nobel” da literatura para crianças e jovens, concedido pelo International Board on Books for Young People – IBBY (filiado à UNESCO), organismo internacional mais respeitado mundialmente na produção de qualidade de livros infantis e juvenis. Os autores são: Angela Lago, Ciça Fittipaldi, Eliardo França, Marilda Castanha, Marina Colasanti Sant’Anna, Nelson Alves da Cruz, Roger Mello, Rui de Oliveira e Ruth Rocha.

Helena Alexandrino, Lygia Bojunga e Joel Rufino dos Santos também foram convidados, mas não poderão viajar por motivos pessoais.

Ziraldo, Mauricio de Sousa e outros importantes nomes também estarão presentes apoiados por suas editoras ou custeando seus gastos de viagem.

A Academia Brasileira de Letras está apoiando a presença de Ana Maria Machado, grande autora de nossa literatura para crianças e jovens.

 

Editoras brasileiras

O mercado editorial estará muito bem representado com a presença de mais de 40 editoras brasileiras, número duas vezes maior do que o do ano passado.

Parceiros e organizadores

A presença brasileira na Feira de Bolonha só está sendo possível graças ao esforço conjunto de diferentes instituições do setor público e privado.

Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, SESC São Paulo, Câmara Brasileira do Livro, Apex-Brasil e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo se uniram para apresentar uma imagem positiva do País e a riqueza de nossa cultura.

Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “FEIRA DE BOLONHA. Brasil: Incontáveis Linhas, incontáveis histórias”

  1. Lanchinho da Meia-Noite Says:

    Republicou isso em Lanchinho da Meia-Noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: