Feira de Bolonha se destaca na mídia internacional

logo_bologna2013

Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha – Brasil, país homenageado 2014

O convite para que o Brasil seja o país homenageado na Feira Internacional  do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha foi dirigido às três principais instituições que trabalham em prol da difusão do livro brasileiro para crianças e jovens no exterior: Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e CBL (Câmara Brasileira do Livro).

 

Estas instituições participam da Feira de Bolonha há muitos anos, sendo que a FNLIJ tem representação desde 1974 e a CBL desde 2008. A partir de 1991, a FBN apoia a presença brasileira na Feira de Bolonha, por entender que se trata de um evento relevante para divulgação da cultura e da produção intelectual brasileira no âmbito internacional.
Considerando a expertise e o histórico da FNLIJ, em especial na Feira de Bolonha, julgou-se pertinente que assumisse, juntamente com a FBN e em colaboração com especialistas da área, a curadoria da exposição e do catálogo de ilustração a serem apresentados no evento, assim como a programação cultural durante a feira, uma vez que o principal compromisso do país homenageado é apresentar uma mostra de seus mais importantes ilustradores contemporâneos. A FNLIJ foi responsável pela organização da presença brasileira na Feira de Bolonha em 1995, e pelas ações ligadas ao livro infantil e juvenil em Frankfurt em 1994, ambas as ocasiões em que o Brasil também foi país homenageado. Importante ressaltar, ainda que a FNLIJ é a seção brasileira e tem assento permanente junto ao International Board on Books for Young People – IBBY, organismo internacional mais respeitado mundialmente na produção de qualidade de livros infantis e juvenis.

 

A FBN, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério da Cultura (MinC), como representantes do governo brasileiro, terão um papel central no projeto e contribuirão em alguns pontos específicos, dentro de suas possibilidades administrativas, legais e financeiras.
A FBN, em especial, concentrará esforços em tarefas que condizem com sua missão institucional, entre elas a participação na curadoria e seleção dos autores convidados, a contribuição no estande institucional do Brasil e no catálogo da exposição de ilustradores, o qual representa o registro e a memória desta importante homenagem ao Brasil.
 

Confira o que saiu na imprensa internacional:   20140324_Dire_Agenzia_Stampa 20140325_Carlino_Bologna 20140325_Corriere_Bologna 20140325_Corriere_Sera 20140325_Il_Mattino_Napoli 20140325_Nazione-Carlino-Giorno

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: