Conheça os dados da ISBN, International Standard Book Number, no Brasil

Segundo dados disponíveis na página do ISBN (Estatísticas do ISBN), o Brasil conta hoje com mais de 35 mil editoras, dais quais pouco mais de 15 mil são pessoas jurídicas e o restante, cerca de 20 mil pessoas físicas.
Os números retratam as editoras que solicitaram o número de registro do ISBN para atribuição as obras publicadas no país.
São Paulo lidera a lista com mais de 10 mil editoras, seguido pelo Rio de Janeiro com pouco mais de 6 mil.
O ISBN – International Standard Book Number – é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição.
O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta, coordena e delega poderes às agências nacionais designadas em cada país. Desde 1978, a Fundação Biblioteca Nacional representa a Agência Brasileira, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país.
Uma vez fixada a identificação, ela só se aplica àquela obra e edição, não se repetindo jamais em outra. A versatilidade deste sistema de registro facilita a interconexão de arquivos e a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados, razão pela qual é adotado internacionalmente. O ISBN simplifica a busca e a atualização bibliográfica, concorrendo para a integração cultural entre os povos.
Saiba mais sobre o ISBN em : www.isbn.bn.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: