Aniversário de nascimento do compositor Carlos Gomes é celebrado

carlosgomes2

 

Carlos Gomes, a grande referência musical do Brasil, completa 178 anos de nascimento, nesta sexta-feira, 11, com o posto de primeiro compositor nascido fora da Europa a ter suas obras encenadas no Velho Mundo.

A Fundação Biblioteca Nacional, por meio da Divisão de Música e Arquivo Sonoro (DIMAS), é responsável por um vasto acervo de Carlos Gomes, contemplado como Patrimônio do Mundo, que conta com quarenta e um autógrafos (partituras do próprio punho do autor), fotografias, a respeito do autor, conteúdo de referência e material fonográfico, disponíveis na BN Digital, e que em 1986, integraram a exposição de centenário de Carlos Gomes, no Prédio sede da instituição.

Compositor de O Guarany, baseado no romance homônimo de José de Alencar, com libreto de Antonio Scalvani, tornou-se sucesso de público e crítica, tendo a ópera encenada rapidamente após sua estreia em todas as principais capitais europeias.

Segundo Elizete Higino, Coordenadora da Divisão de Música e Arquivo Sonoro (DIMAS), o sucesso do compositor brasileiro na Europa, aconteceu devido ao cunho nacionalista da obra,

– Mesmo escrito em italiano, o tema era nacional, que impressionou pela força da orquestração, pela força da parte instrumental que não se tinha na época esse tipo de força na instrumentação.

Carlos Gomes saiu de sua terra-natal, Campinas (SP) e mudou-se para o Rio de Janeiro, onde matriculou-se no Conservatório de Música. Mais tarde, seria ensaiador no Teatro Lírico onde participou das atividades de óperas de autoria de Bellini, Flotow, Mercadanete, Verdi, mestres do melodrama que se tornaram influência na obra de Carlos Gomes. Condecorado por Pedro II, o compositor seria contemplado com o diploma de Maestro Compositore, após quatro anos de estudos no Conservatório de Milão.

Carlos Gomes também seria novamente condecorado, recebendo o título de Cavaleiro da Ordem da Coroa e retornaria ao Rio de Janeiro como herói Nacional. Nove anos depois, retornaria à Europa, onde faria sua estreia no Teatro Alla Scala de Milão com a Ópera Maria Tudor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: