O Manuscrito Grego da Fundação Biblioteca Nacional, Crítica Textual e Práticas de Edição de Texto

manuDoado para a Fundação Biblioteca Nacional por João Pandiá Calógeras em 1912, o Manuscrito Grego é o mais antigo na América Latina e do acervo da Instituição. O documento tem hipótese de datação dos séculos XII-XIII. A obra consiste nos quatro evangelhos do Novo Testamento grego.

Por iniciativa do intelectual norte-americano, Bruce Metzger, em 1952, o manuscrito foi microfilmado e uma cópia lhe foi cedida, na ocasião, pela Biblioteca Nacional. Já a numeração 2437, foi atribuída pelo teólogo alemão Kurt Aland em 1953.

Restaurado em 1996 pela Biblioteca Nacional, o códice é composto por uma série de fascículos costurados em pergaminho. Através da codicologia e paleografia, foi possível datar o documento e perceber os estilos da época em que o manuscrito grego foi reproduzido. A princípio, imaginava-se que o códice teria sido redigido no século XI.

Ainda em 1996, o professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jacyntho Lins Brandão, após análise do manuscrito, em visita à Biblioteca Nacional,  deu início ao projeto sobre o documento, propondo a edição dos evangelhos.

A Fundação Biblioteca Nacional sedia o seminário: “O Manuscrito Grego da Biblioteca Nacional, Crítica Textual e Práticas de Edição de Texto”, contando com mesas-redondas, palestras, minicursos e conferências, entre os dias 13 e 15 desse mês. O evento é organizado pela professora Maria Olívia de Quadros Saraiva, bolsista pelo Programa de Apoio a Pesquisadores Residentes (PNAP-R), vinculada à Coordenação de Pesquisa e Editoração da FBN, e conta com a presença do professor Jacyntho Lins Brandão e do professor César Nardelli Cambraia, dentre outros especialistas em crítica textual no Brasil.

minicurso1minicurso2

minicurso3

minicurso4

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: