Prêmio Camões 2014 contempla obra de Alberto da Costa e Silva

O prêmio Camões de 2014 contemplou o trabalho do poeta, historiador e ensaísta dado a multifacetados estilos e formas, Alberto de Costa e Silva. O paulista, nascido em 12 de maio de 1931, foi honrado aos 83 anos de idade na 23º edição do maior prêmio de língua portuguesa.

SAMSUNG CSC

O vencedor do Prêmio Camões 2014, Alberto da Costa e Silva

No dia da comemoração do aniversário de 204 da Biblioteca Nacional, a cerimônia de premiação foi iniciada com uma mesa redonda e teve a participação de Antônio Carlos Secchin, João José Reis e Luiz Octavio Gallotti, lotando o Auditório Machado de Assis, no prédio sede da Biblioteca.

SAMSUNG CSC

Da esquerda para a direita: O secretário de Estado da Cultura de Portugal, Jorge Barreto, Alberto da Costa e Silva segurando o prêmio, e a secretária executiva do Ministério da Cultura, Ana Cristina Wanzeler.

A comissão julgadora se reuniu em maio desse ano em Lisboa e decidiu premiar o ilustre memorialista, professor e diplomata Alberto da Costa e Silva. A sessão de premiação teve a participação do presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Renato Lessa, do ex-presidente da FBN Affonso Romano Sant’anna, do secretário de Estado da Cultura de Portugal, Jorge Barreto, e da secretária executiva do Ministério da Cultura, Ana Cristina Wanzeler.

SAMSUNG CSC

Da esquerda para a direita: O ex-presidente da FBN Affonso Romano, o secretário de Estado da Cultura de Portugal, Jorge Barreto, o premiado Alberto da Costa e Silva, a secretária executiva do Ministério da Cultura, Ana Cristina Wanzeler, e o presidente da FBN, Renato Lessa.

Como dito pelo escritor luso-brasileiro Fernando Pessoa, “a minha pátria é a língua portuguesa”- e com esse trecho-síntese o Prêmio Camões demonstra o valor dos contribuintes para a literatura lusófona. Instituído em 1988 pelo Protocolo Adicional ao acordo cultural entre os governos português e brasileiro, a premiação visa consagrar anualmente um autor de língua portuguesa que, pelo valor de sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua comum.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: