Cerimônia de divulgação – Concurso Anexo da Biblioteca Nacional

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Fundação Biblioteca Nacional divulgaram, na última sexta-feira, 14 de novembro, os vencedores do Concurso Anexo da Biblioteca Nacional, durante cerimônia na sede do IAB-RJ.

SAMSUNG CSC

A cerimônia contou com a presença do Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Renato Lessa; da Ministra interina da Cultura, Ana Cristina Wanzeler; do Presidente nacional do IAB Sérgio Magalhães; do Presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz; do Presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP), Alberto Gomes Silva; do Presidente da comissão julgadora, Ricardo Villar e a coordenadora do concurso, Norma Taulois.

SAMSUNG CSC

O concurso teve 66 inscrições de profissionais de todas as regiões do país e recebeu 38 trabalhos. Fizeram parte do júri, Sérgio Magalhães, Ricardo Villar, e os arquitetos Luiz Antonio Lopes de Souza, Nivaldo Vieira de Andrade Junior e Gilberto Belleza.

SAMSUNG CSC

O primeiro lugar ficou com os arquitetos Hector Ernesto Vigliecca Gani, Luciene Quel, Ronald Werner Fiedler e Neli Yumi Shimizu, do escritório Arquiteto Hector Vigliecca e Associados. O projeto valoriza os vínculos entre o Anexo da Biblioteca e o edifício e Praça Esplanada, resultante da reubarnização da Região Portuária. Além disso, a comissão julgadora destacou a interdependência cultura-natureza através da espacialidade estabelecida entre o bloco leste e a Baía de Guanabara.

SAMSUNG CSC

O Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Renato Lessa, afirmou que o programa trará uma Biblioteca contemporânea, que permitirá redefinir a relação da Instituição com o Rio de Janeiro. “A Biblioteca se integra mais ainda na paisagem cultural carioca, e participa desse megaprojeto de renovação urbana do Rio e isso é uma grande oportunidade”.

SAMSUNG CSC

Para a Ministra da Cultura, Ana Cristina Wanzeler, o projeto traz grandes benefícios para a cidade, como a melhoria da qualidade de vida e fortalecimento do turismo. A ministra ressaltou, ainda, que o ministério busca sempre apoiar projetos de revitalização de patrimônios. “Há 232 bens tombados no estado e esta salvaguarda é importante para garantirmos a nossa história. O Ministério da Cultura olha com muita atenção para a revitalização de localidades, tendo a cultura com um de seus alicerces”, disse.

Saiba também o que a imprensa publicou sobre o evento:

O Globo: Clique aqui

Agência Brasil: Clique aqui

IAB: Clique aqui

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/ BR): Clique aqui

Jornal Montes Claros: Clique aqui

Nortinf: Clique aqui

Ne10/ UOL: Clique aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: