FBN expõe obras do compositor Ricardo Tacuchian

A partir do dia cinco de dezembro, a Fundação Biblioteca Nacional recebe a mostra “Ricardo Tacuchian – 75 anos” e o lançamento do livro “Ricardo Tacuchuan e sua obra: Catálogos e notas biográficas”.

A abertura da exposição será na divisão de música da FBN, dia cinco de dezembro às 14h, no 3º andar do Palácio Gustavo Capenema – Rua da Imprensa, nº 16, Castelo, RJ, e  contará com a presença do homenageado.

O lançamento do livro “Ricardo Tacuchian e sua obra: Catálogo e notas biográficas” será às 14h30 na sala Portinari, 2º andar do Palácio Gustavo Capanema. Durante o lançamento haverá uma mesa redonda com músicos e servidores da casa que comentarão sobre a importância dos trabalhos de Tacuchian.

musica2

A composição musical de Tacuchian compreende aproximadamente 250 títulos e a divisão de música e arquivo sonoro da FBN irá expor partituras, fotografias, CDs, correspondências e livros ligados à vida e obra do autor. O maestro também doará  partituras que ainda não fazem parte do acervo da FBN. Ricardo Tacuchian, depois de Villa-Lobos, é um dos mais prolíficos compositores brasileiros para violão.

musica4

A obra Biguás foi uma encomenda da direção da Sala Cecília Meireles/Petrobras em homenagens aos 50 anos da morte de Villa-Lobos

Dentre as atividades exercidas por Ricardo Tacuchian destacam-se a regência, o ensino acadêmico, a pesquisa, a musicologia e a gestão de instituições. O músico faz parte da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea desde 1976, sendo membro eleito da Academia Brasileira de Música em 1981 e presidente da Academia de l993 a 1997 e de 2006 a 2009.

O livro “Ricardo Tacuchian e sua obra: catálogo e notas biográficas” contém textos que discorrem sobre o ato de compor, sobre a relação entre música e poesia e também a respeito do Sistema T, tipo de organização de alturas criado pelo músico brasileiro que é reconhecida mundialmente. O livro possui grande valor para a pesquisa em composição musical, pois facilita o acesso à coleção de obras do músico, disponível, entre outros locais, na divisão de música da Fundação Biblioteca Nacional.

 obras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: