FBN | ACONTECE NA BN – Agenda Cultural de dezembro

 

Sem títuloessevcbcvb

EXPOSIÇÕES

Olhando mais para frente do que para trás… O exílio de língua alemã no Brasil, 1933-1945

 A Biblioteca Nacional abre ao público a exposição “…Olhando mais para frente do que para trás… O exílio de língua alemã no Brasil, 1933-1945″, organizada pelo Arquivo do Exílio Alemão da Biblioteca Nacional Alemã.

Entre 1933 e 1945, o Brasil deu refúgio a 19 mil exilados de origem germânica. Assim, tornou-se o mais importante país de exílio alemão na América do Sul, ao lado da Argentina.

Com base em uma contextualização política e histórica do Brasil dos anos 1930 e 1940, são expostos os trabalhos dos refugiados no campo cultural, científico e econômico.

Além disso, a exposição descreve os intercâmbios culturais realizados entre exilados e prestigiados intelectuais e artistas brasileiros. A curadoria é da Dra. Marlen Eckl, pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Shoah de Direitos Humanos e Dra. Sylvia Asmus, chefe do Arquivo de Exilados 1933-1945 da Biblioteca Nacional Alemã.

A exposição dá continuidade à série de seminários “Encontros com o Exílio”, acontecida no Auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, entre novembro de 2013 e março de 2014. O evento foi promovido pela Biblioteca Nacional e pelo o Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ e contou com a participação de filósofos, historiadores, sociólogos e escritores.

  • Local: 3º andar da Biblioteca Nacional
  • Data e horário: Durante o mês de dezembro. Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábado das 9h30 às 14h30.

Sem títulofghfhsadsadsadsdfghdfgdfgdfg

Incontáveis linhas, incontáveis histórias

A Biblioteca Nacional, em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, realiza uma exposi­ção de ilustrações brasileiras originais, com cerca de 70 imagens de 55 autores e respectivos livros de literatura para crianças e jovens. Algumas obras do acervo da BN também foram incorporadas, como gravuras de Debret, Rugendas e J. Carlos.

Criada para representar o Brasil na Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, a exposição pas­sou, também, por Moscou, São Petersburgo e pela Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Durante a exibição, acontece um ciclo de debates so­bre o tema, com a participação de convidados ilustres. A exposição homenageia Ziraldo e Roger Mello – vencedor do Prêmio Hans Christian Andersen na categoria ilustra­ção em 2014.

  •  Programação:

09 de dezembro: Palestra com Roger Mello.

  • Local:Espaço Cultural Eliseu Visconti (acesso pelo jardim da Biblioteca Nacional).
  • Horário: Terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Sábado das 10h às 14h.

Sem títulofghfhsadsadsadsdfgffdgdgd

 MOSTRAS

Sete Cimélios da Real Bibliotheca: 1810-2014

A mostra destaca alguns tesouros impressos do acervo da Divisão de Obras Raras, e coincide com o aniversário de 204 anos da Biblioteca Nacional, cujo acervo-básico histórico é a Real Bibliotheca de Portugal, adquirida pelo Governo Imperial, como condição para o reconhecimento da Independência do Brasil.

Em 1810, a Real Bibliotheca foi acomodada, inicial­mente, nas salas do andar superior da Ordem Terceira do Carmo, onde estava instalado o Hospital dos Carmelitas. As instalações foram consideradas inadequadas desde o início e, em 29 de outubro de 1810, data da fundação oficial da Biblioteca, o príncipe regente de Portugal, D. João, determinou sua ampliação para o lugar que servi­ra de catacumbas aos religiosos do Carmo, no primeiro andar do mesmo edifício.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que coincide com o aniversário da Biblioteca Nacional, foi instituída, em 12 de abril de 1980, por meio do Decreto 84.631, assinado pelo presidente João Figueiredo, quan­do era Ministro da Educação e Cultura o Prof. Eduardo Portella, que viria a ser Presidente da Fundação Biblio­teca Nacional.

  • Local: Salão de Obras Raras
  • Data e horário: Durante o mês de dezembro. Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Sem títulofghfhsadsadsadssdfsdfaaaa

 

Guerra do Paraguai

Com a finalidade de assinalar os 150 anos da Guerra do Paraguai, a Divisão de Manuscritos realiza uma mostra com documentos de diversas coleções de seu acervo, como: Visconde do Rio Branco, Mario Barreto, Tavares Bastos, Galvão e Tobias Monteiro.

Os acontecimentos dos últimos dias de 1864, que acarretaram o mais duradouro conflito da América do Sul, foram de tal importância que acabaram por influir decisivamente na estrutura social, política e econômica da monarquia brasileira. Os questionamentos à escravidão aumentaram consideravelmente através do tema abolicionista e o fim do próprio regime imperial, em 1889, tem raízes nas batalhas ocorridas no território paraguaio.

  • Local: Salão de Manuscritos
  • Data e horário: Durante o mês de dezembro. Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Ricardo Tacuchian – 75 anos

A partir de 5 de dezembro, a Divisão de Música e Arquivo Sonora da Biblioteca Nacional recebe a mostra “Ricardo Tacuchian – 75 anos” e o lançamento do livro “Ricardo Tacuchuan e sua obra: Catálogos e notas biográficas”. O maestro e compositor Ricardo Tacuchian estará presente para abrir a exposição e receber homenagens de músicos.

A composição musical de Tacuchian compreende aproximadamente 250 títulos e a irá expor partituras, fotografias, CDs, correspondências e livros ligados à vida e obra do autor. O maestro também doará  partituras que ainda não fazem parte do acervo da FBN. Depois de Villa-Lobos, Tacuchian é o segundo maior compositor de peças de música brasileira para violão.

  • Programação

14h: Abertura da Mostra.

14h30: “Ricardo Tacuchian e sua obra: Catálogo e notas biográficas”.

  • Local: Palácio Gustavo Capanema – Divisão de Música e Arquivo Sonoro, 3º andar. Rua da Imprensa, 16. Centro.
  • Data e horário:  A partir de 5 de dezembro. Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30.

Do coração de Ana, o universo de Cora

Sem títuloessefdgfdgdfg

 

Em homenagem aos 125 anos de nascimento da escritora goiana Ana Lins dos Guimarães Peixoto – Cora Coralina, a Biblioteca Euclides da Cunha expõe obras da autora, acompanhadas por declarações de admiradores de seu lirismo singular.

  •  Local: Palácio Gustavo Capanema. Rua da Imprensa, 16. Centro. Biblioteca Euclides da Cunha | 4º andar
  • Data e horário: Durante o mês de dezembro. Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30.

Música no Museu

  •  Programação

01/12, às 12h30: Música no Museu traz o Grupo Vocal Agora Vaz, com regência de Celia Vaz, para interpretar clássicos brasileiros e canções de Natal.

  • Local: Auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional.

 CASA DA LEITURA

Conversa com o autor

  •  Programação

01/12, às 13h30: Susana Maria Fernandes e Janaína Michalski.
01/12, às 15h: Cristina Villaça e Mirna Portella.

Terças Culturais 

  •  Programação

02/12 às 19h: Cine Literatura: Com o filme “Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade”, direção e roteiro do escritor Eucanaã Ferraz.

09/12 às 19h: Leituras de Clarice Lispector: Uma homenagem à Clarice Lispector na semana de passagem de aniversário e morte da escritora.

 

Anúncios

Uma resposta to “FBN | ACONTECE NA BN – Agenda Cultural de dezembro”

  1. vania regina do prado vieira Says:

    muito importante para preservação da história

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: