FBN I Perfil – Alberto Pacheco e os periódicos musicais brasileiros

SAMSUNG CSC

Alberto José Vieira Pacheco é Pesquisador Residente da Fundação Biblioteca Nacional, onde desenvolve um estudo sobre os periódicos musicais brasileiros. Estes periódicos estão entre os veículos mais importantes na disseminação ou divulgação de música urbana, em especial a de câmara ou doméstica (modinhas, lundus, recitativos de salão, valsas, polcas etc), mas também gêneros dramáticos (aberturas, árias, duetos e outros conjuntos operáticos). Alguns exemplos podem ser vistos na BNDigital, como é o caso do periódico Ramalhete das Damas, publicado em meados do século XIX, por Heaton & Rensburg.

O objetivo principal da pesquisa é fazer uma análise desses periódicos, apresentar e divulgar este património através de artigos científicos, da edição crítica de uma antologia representativa do cancioneiro em questão, e de sua execução em concertos pela Academia dos Renascidos. A antologia prevista, além de todo o aparato crítico e musicológico, incluirá a tradução para o Inglês do texto poético, além de sua transcrição fonética após o IPA (Alfabeto Fonético Internacional), a fim de facilitar o acesso desse material por cantores situados além do mundo lusófono.

Alberto Pacheco é Doutor e Mestre em Música (Canto) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É autor dos livros O Canto Antigo Italiano e Castrati e outros virtuoses, ambos publicados pela editora Annablume. Recentemente, Alberto realizou pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa (CESEM), como bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT). No CESEM, ele é um dos membros fundadores do Caravelas, Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, cujo Newsletter é editor.

Além dos livros já citados, Pacheco é autor de vários artigos já publicados, ou em vias de publicação, em revistas científicas, livros e coleções de ensaios. Várias edições críticas do repertório vocal Luso-Brasileiro, preparadas por ele, estão em fase final de revisão e publicação. O pesquisador também é coordenador/editor do Dicionário Biográfico Caravelas e membro fundador da Academia dos Renascidos, grupo musical que tem por objetivo executar o repertório vocal luso-brasileiro. Recentemente, foi aprovado em primeiro lugar no Concurso Público para Professor Adjunto de Canto da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Para conhecer um pouco mais sobre os periódicos musicais brasileiros, acesse a Hemeroteca Digital.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: