FBN I PERFIL – Mônica Karawejczyk  e o voto feminino: “Mulher deve votar?”

instituto moreira salles 2

Participante do Programa Nacional de Apoio a Pesquisadores Residentes da FBN (PNAP-R) em 2013, Mônica Karawejczyk é historiadora, autora e coordenadora da pesquisa intitulada “Mulher deve votar? Do Decreto n.19.459 ao Código Eleitoral de 1932 nas páginas dos jornais Correio da Manhã e A Noite”, selecionada no final de 2013 no Programa Nacional de Apoio a Pesquisadores Residentes da FBN (PNAP-R).

A pesquisa tem por objetivo divulgar as discussões ocorridas durante a feitura do Código Eleitoral de 1932 para a inserção das mulheres no quesito eleitor da República.

O Brasil é foi um dos primeiros países da América Latina a reconhecer esse direito, sem restrições, para as suas cidadãs.

As fontes selecionadas fazem parte do acervo periódicos da FBN sendo compostos por matérias dos jornais Correio da Manhã e A Noite, ambos do Rio de Janeiro.

A proposta  é de resgatar uma história ainda pouco conhecida na historiografia brasileira, o momento em que se reconheceu, na letra da lei, o direito das mulheres de participar do jogo político nos mesmos termos que os homens.

A oportunidade oferecida por esse programa vem bem ao encontro de um anseio da pesquisadora em aprofundar seus estudos sobre a temática da aprovação do sufrágio feminino no Brasil além de ser uma oportunidade de ter acesso ao acervo da Biblioteca Nacional.

Mônica pesquisa a questão da inserção feminina no mundo político desde a época da graduação em História na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), tendo sido o mote principal do seu mestrado (PUC-RS) e do doutorado (UFRGS).  Em 2013 concluiu sua tese intitulada As filhas de Eva querem votar: dos primórdios da questão à conquista do sufrágio feminino no Brasil (c. 1850-1932), sob a supervisão da Dra Céli Regina Jardim Pinto.

Os jornais encontram-se digitalizados e disponíveis para consulta na Hemeroteca Digital – http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx

Para conhecer um pouco mais o trabalho da nossa pesquisadora leia os artigos: http://www.revistatopoi.org/numeros_anteriores/topoi21/Topoi21_11Artigo11.pdf

http://www.revistafenix.pro.br/PDF13/SECAO_LIVRE_ARTIGO_8-Monica_Karawejczyk.pdf

http://www.historiaimagem.com.br/edicao3setembro2006/votodesaias.pdf

E sua tese de doutorado:

http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/72742

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: