Livro retrata a Biblioteca e seus funcionários

O lançamento do livro “À Biblioteca Nacional: espaços, pessoas, objetos”, obra de narrativa visual composta por fotografias de Anna Oswaldo Cruz e texto do Presidente da Biblioteca Nacional, Renato Lessa, teve cerimônia de lançamento no auditório Machado de Assis, na última sexta-feira, 19 de dezembro. O evento reuniu funcionários da casa, a quem o livro é dedicado, tendo as presenças de Vera Saboya, consultora da Biblioteca Parque; da produtora Julia Peregrino; e do crítico de arte Paulo Herkenhoff, diretor do Museu de Arte do Rio (MAR).

lançamentolivroana

Da esquerda para a direita: Paulo Herkenhoff, Renato Lessa e Anna Oswaldo Cruz durante o lançamento do livro.

Composto por 130 imagens selecionadas que retratam os servidores e colaboradores da FBN em seus respectivos locais de trabalho, o livro compreende a importância da Biblioteca e sua função quanto guardiã da memória nacional através da dedicação de seus funcionários, que sustentam a Biblioteca por mais de 200 anos.

Segundo o presidente da FBN, a ideia da obra é acrescentar um novo ângulo para entender a história da Biblioteca Nacional, “como  instituição de interpretações e apresentações”, afirma Lessa. O livro leva em conta o que é fundamental para sustentar um patrimônio histórico e cultural: o trabalho de cada funcionário que, em conjunto, mantém o funcionamento e excelência da Instituição Bicentenária.

A proposta que deu origem ao projeto é  revelar o que a Biblioteca tem de fundamental, afirmando que sem o empenho e trabalho de seus funcionários seria apenas mais um espaço arquitetônico que armazena livros e demais obras. O trabalho de funcionários associado à interação com o ambiente de riqueza arquitetônica e histórica sustenta a intenção de elaboração do livro.

O título “À Biblioteca Nacional: espaços, pessoas, objetos” dispõe a obra àqueles que constroem diariamente o que turistas leitores, pesquisadores e visitantes conhecem, dedicando o projeto aos que se empenham cotidianamente para que a Biblioteca seja tal como ela é.

livroanaok

A obra, publicada em edição de luxo, tem tiragem de três mil exemplares e estará à venda em breve na Loja do Livro. As 130 fotos estão expostas no 2º andar da Biblioteca Nacional, aberta para visitação do público de segunda à sexta das 10h às 17h e aos sábados das 10h às 14h.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: