FBN e Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil convidam para mesa redonda

CONVITE_07-12_2__FINAL_FINAL_ fggfdgA Fundação Biblioteca Nacional e a Fundação Nacional do Livro Infantil convidam para a mesa redonda “As Linhas das Histórias”, que será realizada no dia 15 de janeiro, às 17 horas. O evento faz parte da programação da exposição Brasil: Incontáveis linhas, incontáveis histórias, e contará com a presença do autor e ilustrador Ziraldo e da professora e ilustradora Graça Lima.

Considerado um dos mais importantes escritores do país, Ziraldo também é ilustrador, designer, cartunista, chargista político e publicou sua própria revista de quadrinhos, criando personagens que se transformaram em símbolos da alma brasileira. Seus livros povoam o imaginário de várias gerações e contribuem para o enriquecimento da ilustração e da literatura infantil e juvenil no Brasil, além de formar e influenciar o olhar e o escrever de autores de outras gerações. A mostra Brasil: Incontáveis linhas, incontáveis histórias apresenta uma ilustração inédita de Ziraldo, que reúne todos os personagens de sua trajetória como ilustrador em uma única obra.

A ilustradora e professora Graça Lima é formada em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ) e em Design na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Graça ganhou diversos prêmios com o seu trabalho, entre eles os prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil: Luis Jardim, Malba Tahan e o Melhor para o Jovem. A ilustradora também recebeu quatro vezes a Menção White Ravens da Biblioteca de Munique na Alemanha. Alguns de seus trabalhos foram publicados em catálogos Internacionais como o Catálogo de Ilustradores da Feira de Barcelona, na Espanha; o da Feira de Frankfurt na Alemanha, o Catálogo da Feira da Bratslávia e o Catálogo Brazil a bright blend of colours.

Brasil: Incontáveis linhas, incontáveis histórias

A Biblioteca Nacional, em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, realiza uma exposição de ilustrações brasileiras originais, com cerca de 70 imagens de 55 autores e respectivos livros de literatura para crianças e jovens. Algumas obras do acervo da BN também foram incorporadas, como gravuras de Debret, Rugendas e J. Carlos.

Criada para representar o Brasil na Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, a exposição passou também por Moscou, São Petersburgo e pela Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Durante a exibição, acontece um ciclo de debates sobre o tema, com a participação de convidados ilustres. A exposição homenageia Ziraldo e Roger Mello – vencedor do Prêmio Hans Christian Andersen na categoria ilustração em 2014.

  • Horário:. Segunda a sexta, das 9h às 17h. Sábado das 10h às 14h.
  • Local: Espaço Cultural Eliseu Visconti – Rua México, s/n (entrada pelo jardim) – Centro.

CONVITE_07-12_2__FINAL_FINAL_ (1)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: