FBN promove debate sobre os 70 anos de libertação de Auschwitz

Convite

A Fundação Biblioteca Nacional convida para a mesa redonda “A Trégua: 70 anos de libertação de Auschwitz”, que será realizada no dia 27 de janeiro, às 17h30, no Auditório Machado de Assis. O evento terá a presença do presidente da FBN, Renato Lessa, da artista plástica Leila Danziger e dos psicanalistas Eduardo Vidal e Joel Birman.

No mês de janeiro de 1945, o Exército Vermelho ocupou a região em torno da cidade de Cracóvia, na Polônia. No dia 27 do mesmo mês, um grupo de vanguarda chegou ao complexo de Auschwitz, a cerca de 60 quilômetros daquela cidade, já abandonado pelas forças alemãs, marcando, nesta data, a libertação dos sobreviventes que ali restaram. O encontro entre soldados soviéticos e últimos internos vivos do campo de extermínio foi, de modo pungente, narrado por Primo Levi, em livro que dele recebeu o título de A Trégua.

A mesa redonda tem por objetivo refletir sobre a sombra indelével da experiência do campo de extermínio e sobre a condição mesma de viver em estado de trégua e não propriamente de liberdade, a condição de um hiato diante da sempre posta possibilidade do inaudito. Um estado que abriga questões liminares e extremas: trauma, verdade, limites e recursos da linguagem e da representação, memória, transmissão, testemunho e a “forma de vida dos humanos”. Por caminhos distintos, tais temas serão considerados pelos participantes da mesa pelos ângulos da arte, da estética, da psicanálise e da filosofia moral e política.

Além do debate, será apresentada uma pequena mostra de livros, reproduções e imagens do acervo da Biblioteca Nacional relacionados a Auschwitz e às consequências do Holocausto.

A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas: o Auditório Machado de Assis tem capacidade para 120 lugares.

O encontro terá transmissão ao vivo pelos canais:

Instituto Embratel/TVPontoCom  

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: