FBN e Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil convidam para mesa redonda “Incontáveis Narrativas”

dfsfsf

A Fundação Biblioteca Nacional e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil convidam para a mesa redonda “Incontáveis Narrativas”, que será realizada no dia 29 de janeiro, às 17 horas. O evento faz parte do conjunto de atividades promocionais da exposição Brasil: Incontáveis linhas, incontáveis histórias, e contará com a presença do ilustrador e designer Rui de Oliveira e da escritora e pesquisadora Nilma Lacerda.

Rui de Oliveira é formado em artes gráficas na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em pintura no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) e ilustração na Moholy-Nagy University of Art and Design. Já ilustrou mais de 130 livros e projetou dezenas de capas para as principais editoras de literatura infanto-juvenil brasileiras. Rui recebeu prêmios por seu trabalho como animador e ilustrador, entre os quais se destacam o prêmio de literatura infanto-juvenil da Academia Brasileira de Letras e o Prêmio Jabuti de Ilustração.

Nilma Lacerda é escritora, tradutora, professora e pesquisadora, e recebeu dentre outros, os prêmios Jabuti, Rio de Literatura, Brasília de Literatura; Orígenes Lessa, Monteiro Lobato e Cecília Meireles, esses últimos da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ – seção brasileira do International Board on Books for Young People – IBBY). Transitando pela ficção e pelo ensaio, suas obras mais significativas são Manual de Tapeçaria, As Fatias do Mundo, Viver é Feito à Mão / Viver é Risco em Vermelho, Cartas do São Francisco: Conversas com Rilke à Beira do Rio, Pena de Ganso, Sortes de Villamor. Com forte presença na literatura para crianças e jovens, tem obras traduzidas e também premiadas em vários países da América Latina. Doutora em Letras, com pós-doutorado em História do Livro e da Leitura, pesquisadora em literatura para crianças e jovens, leitura e escrita, com inúmeros artigos científicos publicados, é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A mesa redonda terá transmissão ao vivo pelos sites:

Instituto Embratel/TVPontoCom  

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

A mostra “Brasil – Incontáveis Linhas, Incontáveis Histórias” homenageia 55 ilustradores brasileiros e continua em exposição na Fundação Biblioteca Nacional (Rua México s/nº (entrada pelo jardim, Centro) com suas palestras e debates sobre a diversidade na ilustração brasileira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: