FBN I Exposição virtual I Caio Prado Júnior

vbnbgvnvb

Grande historiador, geógrafo, escritor, político e editor. A BN celebra seu nascimento convidado-os para conhecer a exposição virtual sobre Caio Prado Jr.
Caio da Silva Prado Júnior nasceu em São Paulo no dia 11 de fevereiro de 1907, sendo o terceiro dos quatro filhos de Caio e Antonieta Silva Prado (Eduardo, Yolanda, Caio e Carlos). A família Álvares Penteado, do lado materno, era uma das mais influentes de São Paulo: sua importância e fortuna remontavam aos tempos coloniais e alguns de seus membros exerceram papéis de destaque na vida político-econômica do Estado de São Paulo.

Iniciou seus estudos em casa, orientado por professores particulares até ingressar, em 1918, no Colégio São Luís, onde permaneceu até a conclusão de sua formação secundária. Em 1928, aos 21 anos, estudou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, tornando-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Foi a partir do curso de Direito que iniciou sua preparação crítica no ensaísmo político.

Da elite cafeicultora paulistana ao engajamento político-operário, muito se passou. Trajetória de vida inquieta e o ímpeto de combinar o pensamento com a ação se revelam em alguns episódios da história nacional.

A página da BNDigital mostra a exposição sobre O Centenário de Caio Prado Junior no Acervo da Biblioteca Nacional, que foi exibida entre 19 de abril e 15 de maio de 2007, como parte do evento comemorativo dos 100 anos de nascimento desse que foi um dos maiores intelectuais do Brasil no século XX.

Confira:http://bndigital.bn.br/exposicoes/caio-prado-jr/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: