FBN I Perfil I Mônica Gama e o diálogo entre o editor e os escritores

SAMSUNG CSC

Pesquisadora da Fundação Biblioteca Nacional em sistema de residência pelo Programa Nacional de Apoio a Pesquisa (PNAP-R), Mônica Gama realiza um trabalho que tem por objetivo estudar as estratégias de apresentação dos livros editados pela Livraria José Olympio Editora.

A pesquisa desenvolvida por Mônica oferece a oportunidade da pesquisadora se aprofundar no estudo da editora, pois em sua pesquisa de doutorado, já havia estudado a produção de suas inovadoras capas, orelhas, índices e prefácios das edições da Livraria, elementos guiados (e até mesmo projetados) pelo escritor e acolhidos pela editora, revelando aspectos da construção do campo editorial/literário brasileiro, quando a figura do autor e do editor passa a ser definida com mais clareza.

A pesquisadora conta que ao ter um livro em mãos, o leitor entra em contato com marcas que insinuam o modo de interpretá-lo, sejam elas de responsabilidade do autor ou do editor. Assim, a compreensão do objeto estético pode ganhar novos contornos com o conhecimento da produção da obra e da produção de seu valor, dimensões exploradas de forma singular nos elementos que cercam a leitura dos livros, os paratextos: capa, orelhas, ilustrações, prefácios, índices, entre outros.

O estudo focaliza a editora em si e os elementos que orientam a leitura que estão nesse limiar da obra – o que antecede a leitura de um livro em particular e, ao mesmo tempo, o insere em uma rede discursiva mais ampla relativa ao espaço editorial.

Mônica Gama é doutora em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo (USP/Fapesp) e sua pesquisa versou sobre a autorrepresentação do escritor João Guimarães Rosa. É membro do grupo Criação e Crítica desde seu início, em 2003, pelo qual editou números da revista que leva o mesmo nome; editou também, em parceria com a Profa. Dra. Claudia Amigo Pino números da revista Manuscrítica.

Conheça mais o trabalho da pesquisadora Mônica Gama clicando aqui.

Anúncios

Uma resposta to “FBN I Perfil I Mônica Gama e o diálogo entre o editor e os escritores”

  1. Lúcia Fátima Augusto da Silva Says:

    Mônica, parabéns pelo seu trabalho. Estimo bastante o trabalho das editoras. Curto muito capas e impressão. E é isso que me faz escolher um bom livro. Li muito e hoje escrevo historinhas. Tenho mais de 80, todas com ilustrações. Meu blog: http://www.literaturaparatodos1.blogspot.com.br. Meu projeto em algumas editoras: Contos que Conto.

    Lúcia Fátima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: