FBN I Acervo – A Coleção Hesshaimer na Biblioteca Nacional

SAMSUNG CSC

Fundação Biblioteca Nacional recebe o conjunto com 21 aquarelas retratando paisagens e costumes do Rio de Janeiro dos anos de 1940 e 1950. São os derradeiros trabalhos do artista Ludwig Hesshaimer, que foram conservados pela família do autor.

As novas peças, que complementam a coleção existente na Divisão de Iconografia, além do reconhecido valor artístico, vem de encontro à missão institucional da Biblioteca Nacional, de preservação do patrimônio iconográfico brasileiro.

Em 1968 a Biblioteca Nacional comprou, de sua filha Théa Offerhaus, 45 aquarelas avulsas e 3 cadernos com 189 desenhos do artista. Na época, ela ficou com seus últimos desenhos – que a Fundação Biblioteca Nacional desejava adquirir. Vale ressaltar que Théa, já falecida, manifestou aos seus herdeiros o desejo de que os mesmos fossem adquiridos pela Biblioteca Nacional.

Agora a neta do artista, a Srª Dorith Pénasse Mouwen, ofereceu o conjunto com 21 aquarelas retratando paisagens e costumes do Rio de Janeiro dos anos de 1940 e 1950, considerados os derradeiros trabalhos do artista.

As novas peças, que complementam a coleção existente na Divisão de Iconografia, além do reconhecido valor artístico, vem de encontro à missão institucional da Biblioteca Nacional, de preservação do nosso patrimônio iconográfico.

SAMSUNG CSC

A Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional guarda ainda originais de vinte e dois dos ex-libris criados por Hesshaimer para detentores de bibliotecas na Áustria.

Vale registrar que as aquarelas de Hesshaimer já participaram de várias exposições na própria Biblioteca Nacional e em outras instituições constando de vários catálogos e outras publicações, algumas das quais relacionamos abaixo:

na Biblioteca Nacional:

Imagens e documentos: Iconografia. Catálogo da exposição organizada pela Seção de Iconografia e inaugurada em dezembro de 1976. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1976.

Acervo precioso: catálogo da exposição. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1983.

Brasiliana da Biblioteca Nacional : guia das fontes sobre o Brasil / organização Paulo Roberto Pereira. – Rio de Janeiro : Nova Fronteira : Fundação Biblioteca Nacional, 2001.

O Rio e a Biblioteca Nacional : um caso de amor. –  Rio de Janeiro : A Biblioteca, 2002.

Rio Cidade-Paisagem / [pesquisadores, Ana Lúcia Merege Correia … et al.]. –   Rio de Janeiro : Fundação Biblioteca Nacional, 2012.

em outras instituições:

Jardim Botânico do Rio de Janeiro : 1808-2008 / [textos Ruy Castro… et al. ; versão para o inglês, Steve Yolen ; fotografias Beto Felicio… et. al.]. – Rio de Janeiro : ArtePadilla : Associação de Amigos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2008.

Conheça mais sobre a coleção Hesshaimer na BNDigital: http://bndigital.bn.br/acervo-digital

 

Anúncios

Uma resposta to “FBN I Acervo – A Coleção Hesshaimer na Biblioteca Nacional”

  1. Lanchinho da Meia-Noite Says:

    Republicou isso em Lanchinho da Meia-Noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: