Biblioteca Nacional alcança 170 mil seguidores no Facebook

BN nas redes cartaz

A segunda semana de julho deste ano será um marco na gestão da comunicação da Biblioteca Nacional com o público. No dia 13 de julho o Facebook da Biblioteca Nacional atingiu a marca de 170 mil seguidores. O número coloca a Biblioteca Nacional entre as maiores do mundo nas redes sociais. As publicações são diárias e geralmente estão relacionadas a serviços oferecidos ao público, eventos e curiosidades do acervo.

As redes sociais se transformaram em um dos mais importantes canais de contato entre o público e a instituição. Além de viabilizar a divulgação de mensagens informativas sobre a Biblioteca Nacional para um público amplo, a presença da Biblioteca Nacional no Facebook e no Twitter também funciona como canal de feedback, permitindo que os internautas façam perguntas e tirem suas dúvidas diretamente. Nos últimos 12 meses, foram publicadas mais de 900 respostas para perguntas encaminhadas sobre os mais diversos temas.

No Facebook, as mulheres representam a maioria dos seguidores com 61%  e as publicações são compartilhadas por internautas em  mais de 40 países. Além do próprio Brasil, os destaques são Portugal, Argentina, Espanha, Itália, Estados Unidos e Suíça, chegando também em países como Angola, Timor Leste, Romênia, Tunísia e Eslovênia. Somente no último mês, as publicações no Facebook alcançaram mais de 300 mil pessoas em todo o mundo.

Os 170 mil seguidores colocam a Fundação Biblioteca Nacional entre as bibliotecas com maior número de seguidores no Facebook, concorrendo com instituições como a Biblioteca do Congresso Americano (cerca de 240 mil) e a Biblioteca Pública de Nova Iorque (pouco mais de 215 mil).

A FBN também se destaca no Twitter e no Blog, com mais de 92 mil seguidores, além das publicações regulares no site oficial que alcança milhares de leitores no Brasil e no exterior.

A presença da FBN  na internet é reforçada com a disponibilização de mais de 1,4 milhões de documentos, fotos, obras e mapas digitalizados e acessíveis na BNDigital que geraram só no mês de junho mais de 2,2 milhões de visualizações.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: