FBN I Nota de falecimento – Prof. Aluizio Viegas (1941-2015)

professor

Lamentamos o falecimento prof. Aluizio Viegas, hoje 27/07/2015, em Belo Horizonte (MG).

Aluízio José Viegas (1941-2015) músico, musicólogo e pesquisador brasileiro.

Estudioso da história de  São João del-Rei, sua cidade-natal,  iniciou seu interesse musicológico em 1959, ao salvar da destruição um número significativo de fontes musicais do arquivo musical de Japhet Maria da Conceição, herdeiro de Martiniano Ribeiro Bastos. Em 1960 ingressou como violoncelista na Orquestra Lira Sanjoanense, iniciando também suas atividades no arquivo musical da Lira, inicialmente copiando fontes musicais e depois, dando inínio à pesquisa e divulgação da música sacra brasileira colonial.

Foi responsável pelo encontro de grande número de partituras brasileiras do passado, especialmente de Manoel Dias de Oliveira, Joaquim de Paula Souza e Lobo de Mesquita. Foi o “braço direito” de Cleofe Persson de Mattos em suas pesuisas em Minas Gerais e posteriormente solicitado por Francisco Curt Lange para iniciar a organização de seu arquivo na chegada ao Brasil.

Realizou a montagem e a revisão de um grande número de partituras destacando-se entre grandes obras as “Matinas de Natal”, “Matinas do Divino Espírito Santo” e “Matinas de S. Vicente de Paulo” de Castro Lobo, as “Matinas de Nossa Senhora do Carmo” e “Responsórios Fúnebres” de Padre José Maurício. No momento trabalhava na montagem e revisão das “Matinas de Santa Cecília” do mesmo autor.

À parte o conhecimento da música brasileira do passado, era um grande conhecedor das artes plásticas brasileiras dos Séculos XVIII e XIX.

O pesquisador colaborou para  edição fac-similar da obra Teatro eclesiástico , do frei Domingos do Rosário, edição FBN, 2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: