Pesquisas no acervo de periódicos da Biblioteca Nacional auxiliam a produção de filme sobre a atleta brasileira Irenice Maria Rodrigues

Irenice Maria Rodrigues - Foto: Jornal Correio da Manhã - 1968

Irenice Maria Rodrigues – Foto: Jornal Correio da Manhã – 1968

PROCURA-SE IRENICE

Equipe da produtora Memória Viva de São Paulo esteve na Biblioteca Nacional para filmar cenas do documentário Procura-se Irenice”.

Com o apoio da pesquisadora Claudia Faria, o filme, que irá ao ar ainda este ano   pelo canal ESPN, busca resgatar a história de Irenice Maria Rodrigues, corredora dos 800 metros, campeã sul-americana, uma das grandes atletas de seu tempo.

Segundo a pesquisadora, Procura-se Irenice é a busca por uma atleta rebelde. Vestígios de alguém que não aceitando a submissão foi apagada da história. Não bastavam os recordes. Pobre, negra, mulher e com personalidade forte, ela não podia ser símbolo para o país do futuro. Irenice Maria Rodrigues, liderança de greve contra o Comitê Olímpico em 1967, atleta rebelde, crítica radical da estrutura esportiva brasileira, recordista continental em competição proibida para mulheres no Brasil Militar”. Fui excluída da delegação olímpica de 1968 e banida do esporte.

Para a equipe de produção, “O filme trata da busca de uma história inconveniente. Poucos jornais da época contam sua história”.

Ainda segundo Claudia, “uma greve contra o COB, declarações contra o preconceito de raça e gênero e brigas para defender companheiros em plenas Olimpíadas de 1968 culminaram com sua expulsão da delegação olímpica e fizeram com que o nome da atleta sumisse das manchetes. Por onde andará Irenice? Ninguém sabe responder. Nas lembranças dos atletas da época surge a imagem de rebeldia. Irenice representa uma luta para além das pistas, uma luta contra estruturas da época.”

Pesquisadora Claudia Faria na Biblioteca Nacional

Pesquisadora Claudia Faria na Biblioteca Nacional

Pesquisadora Claudia Faria na Biblioteca Nacional

Pesquisadora Claudia Faria na Biblioteca Nacional

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: