FBN I Perfil – Guilherme Curi e os periódicos árabes no acervo da Biblioteca Nacional

SAMSUNG CSC

A constituição da literatura e da mídia impressa árabe no Brasil e a identificação das linhas que estruturam essas formas de mediações socioculturais são temas do projeto que o pesquisador gaúcho desenvolve, utilizando como base de consulta o acervo da Biblioteca Nacional.

Bolsista do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP) da Biblioteca Nacional, Guilherme Curi faz um estudo crítico e analítico da produção teórica e intelectual dos imigrantes sírios e libaneses no País. Seu trabalho, intitulado O Renascimento Nahda passa por aqui: Literatura e imprensa árabe moderna presentes no acervo da Biblioteca Nacional, busca compreender como se dão as relações migratórias, seus contextos sociais, culturais e de cidadania.

“Ao todo, foram quase 400 títulos de periódicos criados pelos imigrantes ou descendentes e mais de 300 jornalistas que trabalharam na criação e circulação desses veículos. A influência árabe na cultura brasileira extrapola as fronteiras do imaginário coletivo e está muito mais presente em nosso cotidiano do que pensamos. Ainda assim, ficamos presos a conceitos estereotipados e exaltamos a diferença entre os povos, defendendo posições que acreditamos ser ocidentais sem antes questioná-las e descobri-las”, observa Guilherme.

continue lendo: http://www.bn.br/…/perfil-guilherme-curi-periodicos-arabes-…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: