Confira nossa Agenda Cultural de Outubro!

Biblioteca Nacional: 205 anos

 

Em 29 de outubro, a Biblioteca Nacional completa 205 anos de existência. Uma das dez maiores bibliotecas do mundo e a maior da América Latina, segundo a UNESCO, a Biblioteca Nacional encara os novos desafios e se adequa às demandas dos tempos atuais ao ser considerada referência em projetos de restauração e digitalização. Venha conhecer a instituição cultural mais antiga do país!

 

Agenda Cultural FBN Outubro de 2015

Agenda Cultural FBN Outubro de 2015

AGENDA CULTURAL_outubro_2015_03-page-002

 

| visita orientada |

 

Para que os visitantes conheçam toda sua beleza e história, a BN oferece o serviço de Visita Orientada. O serviço é uma agradável viagem no tempo, na qual são apresentadas as diversas áreas do centenário prédio, suas curiosidades e relíquias. A visita inclui pontos nobres da casa, o que permite apreciar o conjunto da bela arquitetura que integra o prédio sede da BN.

As visitas especiais ou em grupos deverão ser agendadas com antecedência pelos telefones (21) 2220-9484 e (21) 3095-3881.

 

Mais informações pelo e-mail: visiguia@bn.br.

É necessária a apresentação de documento com foto.

seg a sex, às 11h, 13h (inglês) e 15h.

 

| visita ao prédio |

 

O visitante tem acesso ao saguão principal, mostras e exposições nos corredores, salões de Manuscritos e Obras Raras e acesso ao Espaço Eliseu Visconti.

 

É necessária a apresentação de documento com foto.

seg a sex, das 9h às 17h. | sáb, das 10h30 às 14h.

 

| passaporte dos museus cariocas |

 

A BN faz parte do roteiro do Passaporte dos Museus Cariocas. Acesse www.rio450anos.com.br para conhecer os locais de retirada.

 

| exposição e seminário |

 

Dante (1265-2015): o poeta de toda a vida

Para celebrar os 750 anos de nascimento do grande poeta Dante Alighieri, a Fundação Biblioteca Nacional, em parceria com o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, promove, a partir de 21 de outubro de 2015, a mostra “Dante (1265-2015): o poeta de toda a vida”, com curadoria da arquiteta e pesquisadora Maria Pace Chiavari e do professor e tradutor Davi Pessoa. A partir das coleções da Biblioteca Nacional, a exposição pretende proporcionar ao espectador um percurso que leva em consideração o acervo literário de Dante, assim como de escritores que ao poeta renderam homenagem, bem como o acervo iconográfico, com ilustrações, retratos, xilogravuras que se relacionam com a imagem física do poeta e com o imaginário da Divina Comédia. Os espectadores irão percorrer, durante a visita à mostra, cinco ciclos, que apresentam um campo abrangente de investigação, com o intuito de oferecer a todos a rica e complexa rede que envolve a obra do primeiro e maior poeta italiano. Em paralelo à exposição, será realizado um seminário sobre Dante, nos dias 21 e 22 de outubro. Composto por uma conferência do professor, crítico literário, escritor e jornalista italiano, Giulio Ferroni, da Universidade Sapienza de Roma; por uma mesa redonda com pesquisadores e intelectuais brasileiros; e por leituras dramatizadas de trechos de obras de Dante em italiano e português, o seminário espera discutir com o público presente a riqueza do pensamento e da obra do “sumo poeta”.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas.

Informações: eventos@bn.br .

 

>> 3° andar da BN | seg a sex, das 10h às 17h | sábado, das 10h30 às 14h

 

| exposição |

 

Rio de Janeiro 450 anos: uma história do futuro

A Biblioteca Nacional apresenta a exposição Rio de Janeiro 450 anos: uma história do futuro. A decisão da Biblioteca Nacional em integrar o conjunto de iniciativas culturais em torno da efeméride dos 450 anos do Rio de Janeiro partiu do reconhecimento da interdependência histórica estabelecida com sua cidade de abrigo. Que lugar pode abrigar os materiais para esta especulação senão uma biblioteca, ou melhor, a biblioteca da cidade, cujo passado é uma coleção de futuros possíveis? Desde a sua criação, em 1810, a Biblioteca Nacional acumula dois traços que lhe são indeléveis: instituição permanente do Estado e do povo brasileiros; instituição fixada na vida da cidade do Rio de Janeiro. É este último aspecto que, neste momento, deve ser ressaltado: como imaginar a história da Biblioteca Nacional sem incorporar, em suas identidades básicas, a presença da cidade que a contém? Ao mesmo tempo, como pensar a cidade, sua memória e seus futuros possíveis, sem o que aqui se guarda? Tal ordem de questões esteve presente na escolha do recorte adotado: mostrar o Rio de Janeiro na – ou da – Biblioteca Nacional. E como os atos de mostrar nunca são inocentes, sobretudo quando lidam com o tempo, a exibição de fragmentos do que foi esta cidade traz consigo o convite a imaginar como poderia ter sido e como será.

 

>> Espaço Cultural Visconti [acesso pelo jardim da BN] | ter a sex, das 10h às 17h | sábado, das 10h30 às 14h

 

| curso |

 

História do livro das bibliotecas: fundamentos da Biblioteconomia de livros raros

14, 15 e 16 de outubro de 2015

 

O Curso realizado pelo Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras – PLANOR da Fundação Biblioteca Nacional, objetiva ressaltar a relevância da Bibliologia como ciência que consolida e complementa os processos de Biblioteconomia na identificação de elementos históricos da produção e do uso do livro impresso. Ação imprescindível à preservação e identificação de livros raros, fundamental para compreender, desenvolver, organizar e salvaguardar coleções bibliográficas de memória.

Vagas limitadas. Informações: planor@bn.gov.br.

 

>> Auditório Machado de Assis [acesso pelo jardim da BN]

 

| mostra |

 

Colecionismos – Os álbuns da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional

A presente mostra se constitui de documentos pertencentes a alguns dos álbuns que integram o acervo da Divisão de Manuscritos. Por “álbuns” entendem-se as coleções de documentos – tais como fotografias, cartas, postais, autógrafos e dedicatórias -, reunidas em cadernos ou em volumes encadernados. Os álbuns aqui representados são de diversos tipos, desde o colecionismo literário de Brício de Abreu, que adquiriu e reuniu cartas de escritores e outras personalidades estrangeiras, até os arquivos de correspondência pessoal e familiar do titular, como os de Euclides da Cunha e Francisco Braga. Além disso, há os chamados “álbuns de autógrafos”, cuja provável origem são os cadernos decorados à mão, com espaços para desenhos e anotações, que eram utilizados por estudantes e principalmente viajantes nos séculos XVI e XVII. Com o tempo, os álbuns passaram a conter pinturas, silhuetas recortadas e até mesmo bordados, servindo, já nas primeiras décadas do século XIX, como repositório de pensamentos, orações e mensagens dedicadas a seus possuidores por parentes e amigos.

 

>> Divisão de Manuscritos | 3º andar | seg a sex das 10h às 17h

 

| ciclo de debates |

 

Mutações: o novo espírito utópico

Inspirado no livro Utopia, de Thomas Morus, que completa 500 anos em 2016, o ciclo ocorre em sua 9ª edição. O ciclo de conferências conta com a presença de Catherine Malabou, David Lapoujade, Eugênio Bucci, Francis Wolff, Franklin Leopoldo e Silva, Frédéric Gros, Guilherme Wisnik, Jean-Michel Besnier, Jean-Pierre Dupuy, João Carlos Salles, Jorge Coli, José Miguel Wisnik, Luiz Alberto Oliveira, Marcelo Coelho, Maria Rita Kehl, Miguel Abensour, Olgária Matos, Oswaldo Giacoia, Pascal Dibie, Pedro Duarte, Renato Lessa e Vladimir Safatle.

Inscrições e mais informações em www.mutacoes.com.br.

 

05/10 – Marcelo Jasmin | Do espaço ao tempo.

 

07/10 – Jean-Pierre Dupuy | Do sonho ao pesadelo.

 

>> Auditório Machado de Assis [acesso pelo jardim da BN] | sempre às 18h30 |

 

| ciclo de conferências |

 

Construtores da Literatura Carioca nos 450 anos do Rio

No âmbito das comemorações do aniversário da cidade, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e a Academia Carioca de Letras (ACL) convidam para o Ciclo de Conferências que celebrará os principais autores que ajudaram a conferir à literatura o caráter carioca desde o nascimento do Rio de Janeiro, em 1565, até os dias atuais.

 

09/10 – CLARICE LISPECTOR

Nádia Gotlib

 

23/10 – RUBEM BRAGA

Affonso Romano de Sant’Anna

 

>> Auditório Machado de Assis [acesso pelo jardim da BN] | sempre às 17h |

 

| musica no museu |

 

05/10 – 12h30 – Música no Museu traz o Coral da Eletrobras com direção de Crismarie Hackenberg para interpretar Clássicos Brasileiros.

 

>> Auditório Machado de Assis [acesso pelo jardim da BN]

 

| lançamentos de livros |

 

A guerra literária da independência

01/10 – das 17h às 19h – Lançamento do livro “Guerra literária: panfletos da independência (1820-1823)”, precedido de mesa-redonda com os autores José Murilo de Carvalho, Lúcia Bastos e Marcello Basile. Publicado em 4 volumes pela Editora da UFMG, como mais de 3.200 páginas, o livro inclui 362 panfletos que documentam o grande debate havido no

Brasil e em Portugal em torno da independência dando-lhe novas dimensões.

 

>> Auditório Machado de Assis [acesso pelo jardim da BN]

 

 

João do Rio

28/10 – das 17h30 às 19h – Lançamento de três livros nunca reeditados de João do Rio: Psicologia urbana (1911), Os dias passam… (1912) e No tempo de Wenceslau… (1917); mesa-redonda com Antônio Edmilson Rodrigues (PUC-RJ), Iuri Lapa (FBN), João Carlos Rodrigues (escritor e jornalista) e Renato Lessa (presidente da FBN). Mediação: Marcus Venicio Ribeiro (coordenador-geral do Centro de Pesquisa e Editoração/FBN).

 

>> Auditório Machado de Assis [acesso pelo jardim da BN]

 

| mostra |

 

Do coração de Ana, o universo de Cora

Em homenagem aos 125 anos de nascimento da escritora goiana Ana Lins dos Guimarães Peixoto – Cora Coralina, a Biblioteca Euclides da Cunha expõe obras da autora, acompanhadas por declarações de admiradores de seu lirismo singular.

 

>> Rua da Imprensa, 16. Centro | Biblioteca Euclides da Cunha | 4º andar | seg a sex das 10h às 17h

Anúncios

Uma resposta to “Confira nossa Agenda Cultural de Outubro!”

  1. Flavio Machado Says:

    parabéns

    abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: