FBN I Serviço – A microrreprodução preservando a história do Brasil

Desde 1944, o acervo da Biblioteca Nacional passa pelo processo de microfilmagem. Hoje são mais de 50 milhões de páginas disponíveis para a consulta.

O processo de microrreprodução, além de proteger os originais da ação do tempo, é um dos mais importantes meios de preservação documental. Trata-se de uma técnica fotográfica utilizada pela primeira vez em 1870 durante a guerra prussiana que foi incorporada ao cotidiano de bibliotecas, arquivos, bancos e seguradoras em 1950.

Segundo especialistas, são inúmeras as vantagens da preservação via microfilme:  é um suporte estável, possui técnicas e padrões definidos e a maior característica que o define como meio de preservação é sua expectativa de vida pode chegar a 500 anos.

A microfilmagem na BN foi iniciada com títulos editados no século XIX, coleções muito consultadas, incompletas, deterioradas e existentes somente em acervos particulares. Em 1978 foi criado o Plano Nacional de Microfilmagem de Periódicos Brasileiros, que tem como objetivo geral localizar, recuperar e preservar as coleções hemerográficas do Brasil.

Cada rolo de microfilme comporta em média de oitocentas a mil páginas e para que sejam validados para uso passam por processos técnicos complexos de tratamento, qualidade e catalogação.

Um rolo microfilme para ser considerado legalmente válido não pode conter imperfeições, cortes, emendas ou imagens defeituosas, o que transforma a produção em um verdadeiro trabalho técnico e artesanal com horas dedicadas ao processo de captura de imagens e tratamento até que ele seja incorporado ao acervo.

Todo o processo de microfilmagem da Biblioteca Nacional é feito por 17 pessoas que compõem a Coordenadoria de Microrreprodução, sob o comando de Vera Lúcia Menezes, servidora com 36 anos de BN.

#FBNnamidia

#fundacaobibliotecanacional

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: