FBN I 100 anos atrás – Jornal da Moças, edição especial de Natal – dezembro de 1915

A revista “Jornal das Moças” começou a circular no dia 21 de maio de 1914  na cidade do Rio de Janeiro. Com periodicidade, passando a ser semanal posteriormente. O periódico era especialmente dedicado ao que chamava-se “patrícias cariocas”, moças à moda antiga, como costuma-se dizer.

Sua linha editorial era destinada à essas moças de classe, que por conta de uma realidade social de princípios do século XX, se restringia à poucas.

Na primeira edição o caráter da revista é expresso: “As varias revistas illustradas, que têm surgido em nosso meio, em quasi sua generalidade, ou constituem simples albuns de photographias e de modas ou revistas litterarias, com accentuada feição mundana e humoristica, nunca, porém, se preoccupando como convém, com o cultivo de espirito de nossas gentis patricias em outros ramos dos conhecimentos humanos (…) É essa a tarefa a que se impõe o “Jornal das Moças” (…) Cultivar, illustrando, e ao mesmo tempo deleitando o espirito encantador da mulher brazileira, a quem é dedicada esta revista, será o seu, sinão unico escopo, pelo menos a sua mais viva e mais ardente preoccupação (…)”

É possível afirmar que o “Jornal das Moças” desde sua criação, evoluiu ideologicamente, assim como as conquistas do gênero feminino na sociedade. Porém, isso se mostra gradualmente na análise de suas edições, visto que não somente havia a opinião dos principais redatores, mas abria espaço para dezenas de colaboradores, na publicação de folhetins, curiosidades, etc. Ainda que os temas mais clássicos relacionados às mulheres, como roupa, costura, culinária (receitas), preocupações maternas, ao longo do tempo de sua história, o jornal conseguiu ser também, um grande campo para o amadurecimento das questões de gênero, auxiliando na ampliação e refinamento de sua presença não somente no campo do trabalho, mas no campo das ideias, o que ocorreu de modo minucioso, desde 1914 até o ano de 1965.

Leia a edição completa do Jornal das Moças de dezembro de 1915:

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=111031_01&PagFis=1393

#FBNnamidia

#fundacaobibliotecanacional

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: