FBN I Coleções – A tipografia do Arco do Cego: Frei Veloso enciclopedista

Ativa entre 1799 e 1801, em Lisboa, Portugal, a Tipografia do Arco do Cego foi dirigida pelo brasileiro José Mariano da Conceição Veloso (1741-1811), frei franciscano e naturalista, um dos mais importantes botânicos da época.

Além de ter publicado um número expressivo de livros, a editora funcionou como uma oficina para o aprendizado das artes tipográficas e da gravura. Com as técnicas mais modernas disponíveis na época, Frei Veloso publicou traduções de obras francesas e inglesas, principalmente de história natural aplicada, manuais de ensino de matemática, náutica e gravura, poesia e filosofia. O uso intensivo e didático de imagens era uma das marcas da editora.

A política editorial do Arco do Cego caracterizou um momento de transformação nas práticas portuguesas, que costumavam censurar tudo aquilo que pudesse fornecer às potências europeias informações sobre os produtos coloniais. Em 1800, Frei Veloso publicou trechos do livro ‘Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas’, do jesuíta Antonil (Giovanni Antonio Andreoni), que havia sido censurado em 1711, por conter informações sobre localização de riquezas e métodos de preparo do açúcar. Muitos outros títulos publicados pela editora dizem respeito direta ou indiretamente ao Brasil.
Continue lendo e conheça a coleção:
http://bit.ly/1OmbS5Z
‪#‎FBNnamidia‬
‪#‎fundacaobibliotecanacional‬

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: