Biblioteca Nacional – Jogos Olímpicos Rio 2016 – Remo

“Antes dos motores e das velas impulsionarem as embarcações pelas águas, o homem contava apenas com a própria força e um objeto para se locomover: o remo. Seguindo o destino natural de todas as atividades em que é possível competir, o remo se transformou em esporte.

Antigamente, até mesmo grandes barcos eram impulsionados por enormes e pesados remos, geralmente manuseados por escravos. Isso só foi mudar com o surgimento das velas, deixando os remos apenas para pequenas embarcações. Embora haja registros muito antigos da utilização do remo como meio de propulsão para balsas, as primeiras competições só foram disputadas no século 11, ainda em caráter festivo.

Aos poucos o esporte foi tomando maiores proporções. Em 1300, por exemplo, surgiu o termo regata, em Veneza, já tradicional pela disputa nas águas. Os venezianos também foram os responsáveis pela criação das provas com timoneiros. Depois, o remo só foi passar por mudanças significativas no fim do século 18, com o surgimento das regras que regem o esporte. Assim, em 1775 ocorreram as primeiras regatas oficiais.

A evolução dos barcos e dos próprios remos começou a fazer a diferença logo depois. Com barcos adaptados para a competição, surgiu em 1829 o tradicional desafio entre as universidades inglesas de Oxford e Cambridge, que até hoje é disputado. Em 1892, com a criação da Federação Internacional de Remo, a modalidade deu um passo fundamental para entrar no programa olímpico, estreando em Paris-1900 para nunca mais sair”. (Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/)

Além dos livros do acervo de Obras Gerais e das matérias sobre remo publicadas nos periódicos que constam da base de dados da Hemeroteca Digital, o acervo iconográfico da Biblioteca Nacional  oferece aos pesquisadores algumas gravuras e imagens históricas que ilustram a modalidade, detre elas, destaca-se a Litografia de A.L. Guimarães, impressa na oficina de Heaton e Rensburg, que retrata a regata organizada pela Sociedade Recreio Marítimo, no Rio de Janeiro,  em 1/11/1851, 41 anos antes  da criação da Federação internacional.

Pesquise sobre sobre os jogos olímpicos nos periódicos da Hemeroteca Digital: http://bndigital.bn.br/hemeroteca-digital/

#FBNnamidia

#fundacaobibliotecanacional 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: