Biblioteca Nacional – Jogos Olímpicos Rio 2016 – Rúgbi

“O surgimento do rúgbi tem duas vertentes a serem consideradas. A primeira remete à semelhança da modalidade com outras que já eram jogadas nas civilizações mais antigas, como entre os romanos, por exemplo. Ainda que alguns considerem o rúgbi uma simples evolução desses esportes, a criação em si é creditada ao estudante da Rugby School da Grã-Bretanha, William Webb, que durante uma partida de futebol, em 1823, pegou a bola com as mãos e correu até o gol.

Polêmicas a parte, foram alunos da própria Rugby School, com ajuda de outros de Cambridge, entre 1845 e 1848, que elaboraram de fato as primeiras regras da modalidade. O rúgbi viu sua primeira federação nacional — a Rugby Football Union, da Inglaterra — surgir em 1871, mesmo ano em que escoceses e ingleses disputaram a primeira partida internacional, vencida pela Escócia. Mais tarde, em 1886, surgiu a International Rugby Board, entidade que regulamenta o esporte até hoje.

Nos Jogos do Rio de Janeiro-2016, o rúgbi será uma das novidades, ao lado do golfe. Mas a modalidade já tem sua pequena história olímpica documentada. Foi disputada nos Jogos de Paris-1900, Londres-1908, Antuérpia-1920 e Paris-1924. Nas quatro participações, França, Austrália e Estados Unidos (duas vezes) sagraram-se campeões olímpicos.

Em 2016, no entanto, estará em disputa uma modalidade chamada de rúgbi 7, com partidas mais velozes e dinâmicas. Essa versão, em que cada equipe joga com sete atletas, em vez de 15, foi criada na Escócia, no fim do século 19, mas só começou a ganhar o mundo em 1921, quando se realizou o primeiro torneio fora da Escócia. A Copa do Mundo do rúgbi 7 foi criada em 1993, entre os homens, e em 2009, para as mulheres”. (Fonte:http://www.brasil2016.gov.br/)

Além dos livros do acervo de Obras Gerais e das matérias sobre rúgbi publicadas nos periódicos que constam da base de dados da Hemeroteca Digital, o acervo iconográfico da Biblioteca Nacional oferece aos pesquisadores um álbum, doado em 2005 pela família Antônio Antunes composto por uma coletânea de cartões em tecido bordado  com uso da técnica  chamada Stevengraphs, criada e patenteada por Thomas Stevens (1828-1888) no século XIX.

Stevengraphs são reproduções de cenas bordadas em tecidos de seda, que durante o século XIX eram itens colecionáveis bastante populares.  Em meados do século XIX, em Coventry, na Inglaterra, que era sede de uma indústria de fita de tecelagem, Thomas Stevens, um tecelão local, utilizando-se de teares usados, ​​teve as ideia de tecer imagens coloridas em tecido e com linha de seda. Sua produção e técnica tornaram populares a partir da confecção de marcadores de livros e cartões colecionáveis.  Os Stevengraphs normalmente mediam 140 milímetros x 64 milímetros e foram muitas vezes montado sobre papelão.

O álbum, que ainda não foi digitalizado, pode ser visto e pesquisado na Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional e além do cartão com a cena de rúgbi, contém cenas de outros esportes como Hipismo, beisebol e tênis, que serão fruto de futuras publicações de nossa série sobre esportes olímpicos.

Pesquise sobre os jogos olímpicos nos periódicos da Hemeroteca Digital:http://bndigital.bn.br/hemeroteca-digital/

‪#‎FBNnamidia‬

‪#‎fundacaobibliotecanacional‬

Anúncios

Uma resposta to “Biblioteca Nacional – Jogos Olímpicos Rio 2016 – Rúgbi”

  1. Lanchinho da Meia-Noite Says:

    Republicou isso em Lanchinho da Meia-Noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: