FBN I Homenagem: 12 de março – Dia do Bibliotecário

A Fundação Biblioteca Nacional parabeniza e agradece a todos os Bibliotecários do Brasil, em especial aos que são a alma dessa casa, lembrando que em 10 de abril de 1915, foi inaugurada a primeira turma de formação do curso de biblioteconomia da instituição e disponibilizando o Plano do Catálogo Systemático, primeiro instrumento de organização da coleção da Biblioteca Nacional, de 1883, digitalizado.

icon275217

Mesa que presidiu à solenidade da inauguração do curso de biblioteconomia, na Biblioteca Nacional, em 10 de abril de 1915. Da esquerda para direita: João Gomes do Rego, sub-bibliotecário diretor da seção de numismática, Dr. Constâncio Alves, bibliotecário diretor da 1ª seção, conselheiro Dr. Ruy Barbosa, Dr. Manoel Cícero Peregrino da Silva, diretor da Biblioteca Nacional, Dr. Ancelmo Lopes de Souza, bibliotecário diretor da 3ª seção, Alfredo Mariano de Oliveira, secretário da Biblioteca Nacional .

 

icon858483

Parte do auditório da lição inaugural do curso de Biblioteconomia, na Biblioteca Nacional, em 10 de abril de 1915.

 

icon1198391

O Sr. Constâncio Alves, bibliotecário-diretor da Seção de Impressos, na Biblioteca Nacional, lendo da tribuna da sala de conferência, em 10 de abril de 1915, a sua primeira lição, que foi ao mesmo tempo a lição inaugural do curso de Biblioteconomia instituído nessa repartição pela reforma de 1911.

O “Plano do catalogo systematico da Bibliotheca Nacional do Rio de Janeiro”, foi publicado em 1883 e é considerado o primeiro instrumento para organização da coleção da Biblioteca Nacional. Foi inspirado na classificação francesa criada por Jacques Charles Brunet que, por sua vez, se inspirou em uma classificação de 1678 do jesuíta Jean Garnier, assim sendo adaptado para a Biblioteca Nacional do Brasil.

Acesse o plano e baixe em pdf: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_obrasgerais/drg84700/drg84700.pdf

 

Leia a mensagem do presidente Renato Lessa: http://bit.ly/1GwDiTu

fonte: BNDigital

#FBNnamidia

#fundacaobibliotecanacional

#bibliotecanacional

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: