FBN I Série Jogos Olímpicos Rio 2016 – Natação



lenk

Os primeiros torneios de natação remontam ao século XIX, na Austrália com a realização do Campeonato Mundial de 440 jardas em 1858. Aos poucos, a modalidade foi ganhando força e, em 1908 foi fundada a Federação Internacional de Natação.

No Brasil, o esporte surgiu, oficialmente, em 31 de julho de 1897, com a fundação da União de Regatas Fluminense. Um ano depois, o Clube de Natação e Regatas organizou o primeiro Campeonato Brasileiro, que consistia em uma distância de 1.500 metros, entre a Fortaleza de Villegaignon e a praia de Santa Luzia, no Rio de Janeiro. (Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/)

Segundo registros do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), nos jogos olímpicos de Los Angeles, em 1932, dos 82 atletas que integravam a delegação brasileira, havia apenas uma mulher. Por questões financeiras, somente 67 atletas da delegação participaram dos jogos pois  “para cada passageiro que deixasse o navio Itaquicê, em que viajaram durante um mês, as autoridades locais cobravam um dólar. Como os recursos eram escassos, os organizadores decidiram que só desceriam os que tinham chances de medalha.

A participação feminina foi da nadadora Maria Lenk, que aos 17 anos, foi a primeira sul-americana a participar de uma competição olímpica. Ela nadou em três provas: 100m livre, 100m costas e 200m peito.

Lenk não conseguiu medalhas em Olimpíadas, porém sua participação fez com que fosse considerada a pioneira da natação moderna, segundo registros, foi a responsável pela introdução do nado borboleta nas Olimpíadas de 1936 em Berlim.

Sem títuloLenk

Conheça um pouco da vida de Maria Lenk e sua contribuição ao esporte nas páginas do Jornal a Noite, que em 1920

De outubro de 1931 trazia em suas páginas a seguinte manchete: “Campeonato feminino de natação, Maria Lenk e Marina Cruz as duas principais concorrentes”.

Leia a matéria:  http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=348970_03&PagFis=6220

Pesquise sobre Maria Lenk e sua trajetória nas páginas do Jornal A Noite:

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=348970_03&PagFis=8464&Pesq=maria%20lenk

#‎FBNnamidia

‪#‎bibliotecanacional

#‎fundacaobibliotecanacional

Jornal A Noite

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: