FBN I História – 08 de abril de 1973 – O mundo perde Pablo Picasso

Manchete do dia 09.04.1973 - Diário da Noite.

Manchete do dia 09.04.1973 – Diário da Noite.

“Eram 11,40 horas de ontem, em Mougins, no Sul da França, quando o secretário espanhol do pintor Pablo Picasso comunicou a sua morte, vítima de um edema pulmonar. Encerra-se com os 91 anos de Picasso, um capítulo inteiro da História Universal da arte, com uma produção de milhares de obras”.

Assim começava a matéria de página inteira do jornal Diário da Noite de 09 de abril de 1973, sobre a  morte  de Pablo Picasso no dia anterior (08.04.1973).

 O jornal destaca: “Pablo Ruiz Picasso, o pintor mundial de origem espanhola radicado na França, nasceu a 25 de outubro de 1881 em Málaga, Andaluzia.

Filho de um professor de desenho, estudou na Escola de Belas Artes de sua cidade natal e de Madri. Em ambas, deu provas de impressionante virtuosismo, tanto maior, quanto quase inato, signo de predestinação.

Pablo Picasso - Diário da Noite - 1973

Pablo Picasso – Diário da Noite – 1973

Aos 16 anos, seguiu para Barcelona, onde logo travou excelentes relações com o mundo da arte e a crítica catalã. Suas primeiras obras de importância datam dessa tenra idade e, ao longo de sua vida, excepcionalmente longa, o pintor deu provas de fidelidade à cidade de sua juventude e de suas primeiras satisfações…

Sua obra inclui cerca de 14.000 pinturas e desenhos, 100.000 litografias, gravuras e águas-fortes, 300 esculturas e cerâmicas e 34.000 ilustrações de livros, entre as quais as famosas “As Meninas” e “O Almoço sobre a Erva”, em que o grande artista, já velho, apresenta dezenas de estraordinárias “Miragens” das “Intocáveis” obras de igual nome de Velasquez e Manet…

Contudo, os críticos, na maior parte, consideram que a melhor obra de Picasso foi “Guernica”, em 1937 inspirada pela guerra civil da Espanha e pelo bombardeio alemão do povoado Basco desse nome. Todos os períodos anteriores se confundem e se apresentam nessa grande obra feita de cinzentos, brancos, negros e simulando papel de imprensa…”

Leia a matéria do Diário da Noite na integra: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=221961_05&PagFis=23003

Leia também a matéria do jornal Tribuna da Imprensa: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=154083_03&PagFis=11931

Consulte os períodicos que publicaram sobre Pablo Picasso na Hemeroteca Digital Brasileira

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: