FBN I Série Jogos Olímpicos Rio 2016 – Futebol

América F.C. O Tico-Tico, Rio de Janeiro. mar. 1939. O Tico-Tico presenteia o leitor com figurinhas recortáveis dos jogadores dos principais times do Rio de Janeiro, entre eles, o América Futebol Clube.

América F.C. O Tico-Tico, Rio de Janeiro. mar. 1939. O Tico-Tico presenteia o leitor com figurinhas recortáveis dos jogadores dos principais times do Rio de Janeiro, entre eles, o América Futebol Clube.

O principal fundamento do futebol moderno, conhecido como “chute”, ou ato de impulsionar uma bola com os pés, ganhou significado  na China,  entre os séculos 2 e 3 antes de Cristo, com o nome de Tsu’ Chu. O jogo chinês consistia em chutar uma bola de couro recheada com penas, cabelos ou crinas, em direção a uma rede fixada entre duas traves que eram feitas de bambu. Aos  jogadores  era permitido o uso dos pés, do peito, das costas e dos ombros. Só não era possível o uso das mãos.

O futebol moderno, cujas origens são muito mais recentes foi organizados pelos ingleses e nasceu oficialmente em 1863, na Inglaterra, fruto de uma separação de duas vertentes do rúgbi. (fonte: http://www.brasil2016.gov.br/)

No Brasil,  o esporte foi introduzido oficialmente por Charles Miller, com a realização da primeira partida em 14 de abril de 1895. Miller era paulistano, nascido em 1874, filho de um escocês e mãe brasileira,  em 1884 foi estudar em uma escola na Inglaterra onde conheceu o esporte que mais tarde ajudaria a popularizar no Brasil.

Em jogos olímpicos, o futebol foi disputado pela primeira em Paris, no ano de 1900, com apenas três equipes:Grã-Bretanha, França e Bélgica. A Grã-Bretanha derrotou os franceses na decisão, por 4 a 0, placar que consagrou o país inventor do futebol como primeiro campeão olímpico da história.

Com a finalidade de homenagear o esporte considerado uma  “paixão nacional”,  durante a Copa do Mundo de 2014, a BNDigital criou a exposição virtual “Copas do Mundo: 1930 – 2010”, tornando público o acervo de documentos referentes ao esporte que a Fundação Biblioteca Nacional guarda e preserva.

Súmula do primeiro jogo da seleção brasileira de futebol, realizado em 21 de julho de 1914 no estádio do Fluminense contra o Exeter City Football Club da Inglaterra. [19--]. O primeiro jogo oficial da seleção brasileira foi vencido pelos brasileiros por 2 gols a 0.

Súmula do primeiro jogo da seleção brasileira de futebol, realizado em 21 de julho de 1914 no estádio do Fluminense contra o Exeter City Football Club da Inglaterra. [19–]. O primeiro jogo oficial da seleção brasileira foi vencido pelos brasileiros por 2 gols a 0.

No acervo da BNDigital, além dos documentos da exposição, os entusiastas e estudiosos do esporte podem encontrar preciosidades como a súmula do primeiro jogo da seleção brasileira, livros e até arquivos sonoros alusivos ao futebol e sua prática.

futebol - exposiçãoConheça a exposição “Copas do Mundo: 1930-2010”http://bndigital.bn.br/exposicoes/copas-do-mundo-1930-2010/?sub=apresentacao-copas-do-mundo-1930-2010

Pesquise sobre futebol na BNDigital: http://bndigital.bn.br/acervodigital

Acesse e baixe a súmula do primeiro jogo da seleção:http://bndigital.bn.br/exposicoes/rio-de-janeiro-450-anos-uma-historia-do-futuro/?objetos=todos&pg=6

‪#‎FBNnamidia‬
‪#‎bibliotecanacional‬
‪#‎fundacaobibliotecanacional‬

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: