FBN I Perfil – Maria do Carmo Couto da Silva e a crítica de arte portuguesa

SAMSUNG CSC

Bolsista do Programa Nacional de Apoio a Pesquisadores Residentes da Biblioteca Nacional (PNAP-R), a Professora Dra. Maria do Carmo Couto da Silva realiza o estudo metódico da crítica de arte portuguesa, voltada ao público brasileiro e escrita por autores portugueses entre 1870 e 1915.

O trabalho concentra-se especialmente na obra do escritor José Duarte Ramalho Ortigão (1836-1915), publicada na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro (RJ) entre o final da década de 1870 e 1895, e nos escritos do jornalista Mariano Pina (1860-1899) publicados na revista A Ilustração, de sua propriedade e direção, impressa em Paris entre 1884 e 1892. Segundo a autora, esses intelectuais demandam mais estudos tanto no Brasil quanto em Portugal pelos seus trabalhos em crítica de arte no final do século XIX e no início do XX.

A pesquisa de Maria do Carmo busca promover a compreensão da crítica de arte portuguesa em sua relação com as discussões estéticas do final do século XIX, apresentando uma seleção de textos destacados desses autores, com grafia atualizada e com notas de rodapé explicativas.

O trabalho analisa como a crítica portuguesa tratou temas importantes no campo da arte, como a formação do artista, a ausência de público para exposições, a falta de espaços expositivos para as novas gerações e também sua visão sobre o mercado para a arte. Entre outras exposições, o Salão de Paris foi comentado com regularidade por estes críticos, permitindo-nos perceber a inserção de artistas brasileiros e portugueses em um circuito artístico internacional.

A leitura cuidadosa dos escritos de Ramalho Ortigão e de Mariano Pina também ajuda na compreensão dos textos da crítica de arte brasileira, principalmente no que se refere às discussões em torno da arte estrangeira e, principalmente, de uma visão para a arte nacional, como é o caso do crítico de arte Gonzaga Duque.

Continue lendo: http://www.bn.br/…/maria-carmo-couto-silva-critica-arte-por…

‪#‎FBNnamidia‬
‪#‎bibliotecanacional‬
‪#‎fundacaobibliotecanacional‬

Uma resposta to “FBN I Perfil – Maria do Carmo Couto da Silva e a crítica de arte portuguesa”

  1. Lanchinho da Meia-Noite Says:

    Republicou isso em Lanchinho da Meia-Noite.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: