FBN| 04 de julho de 1789 – morre o poeta Claudio Manoel da Costa

Claudio Manoel da Costa Fonte: ABL

Claudio Manoel da Costa. Fonte: ABL

FBN | 04 de julho de 1789 – morre o poeta Claudio Manoel da Costa

Nascido em 1729, em Minas Gerais, Claudio Manoel da Costa é reconhecido como um dos maiores poetas brasileiros do período colonial. Patrono da cadeira número 8 da Academia Brasileira de Letras (ABL), o escritor foi advogado, cursou filosofia no Rio de Janeiro e, em 1749, mudou-se para Lisboa, formando-se em Cânones no ano de 1753, em Coimbra. Em Portugal, iniciou sua carreira literária, publicando “Munúsculo métrico”, “Labirinto de Amor” e “Epicédio”, poemas nos quais a influência do barroco seiscentista se faz nítida. Inconfidente, chegou a fundar uma academia, a Colônia Ultramarina, e, em 1773, adotou o nome árcade de Glauceste Satúrnio.

Cláudio Manoel da Costa foi um poeta de técnica aguçada, que buscou o equilíbrio entre sua forte vocação barroca e o estilo neoclássico. Seu poema épico Vila Rica, escrito em 1773, é fundamental para expressar sua fidelidade aos cânones do Arcadismo e a tentativa de aproximação com uma temática brasileira. Além disso, o intelectual mineiro também introduziu elementos locais em seus textos, descrevendo paisagens e expressando, para além de um forte sentimento nacionalista, uma clara preocupação com os problemas políticos e sociais de sua época. O autor morreu em Vila Rica, Minas Gerais, em 4 de julho de 1789, aos 60 anos.

A Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional disponibiliza para consulta ou download a obra “Vila Rica”, de Claudio Manoel da Costa (1773):

 

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss1309119/mss1309119.pdf

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: