FBN I Série Jogos Olímpicos Rio 2016 – Tênis

Os jogos disputados com uma bola e a palma das mãos datam desde o Egito Antigo até a Europa do século V, enquanto a versão mais próxima do tênis moderno surgiu no século XII, na Itália e na França, a partir dos monges, que delimitavam os espaços de jogo em pátios fechados.

Praticado pela nobreza europeia, o tênis, que ainda não era o mesmo dos dias atuais, dividia espaço com o croquet, outro esporte bastante popular na época. O surgimento das entidades nacionais e da federação internacional, por sua vez, foi uma questão de tempo. Com regras definidas, o primeiro torneio foi realizado em 1877, na Inglaterra, consagrando o britânico W. Ravenshaw, responsável por introduzir a técnica do voleio, como o primeiro atleta a dominar um circuito. Ravenshaw, além disso, venceu seu primeiro campeonato em 1881 e colecionou troféus por sete anos.

 

SAMSUNG CSC

 

A estreia do tênis nos Jogos Olímpicos foi logo na primeira edição da Era Moderna, na cidade de Atenas, em 1896. Até 1924, em Paris, os pódios foram basicamente ocupados por britânicos, franceses e estadunidenses. Na edição de 1928, em Amsterdã, a modalidade não fez parte do programa olímpico e só retornou em Seul, no ano de 1988. A partir dos Jogos de Sydney, em 2000, o tênis olímpico começou a contar pontos para o ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), atraindo os principais nomes do esporte, que antes rejeitavam as Olimpíadas para priorizar a preparação para outros torneios. Nas últimas duas edições, o espanhol Rafael Nadal, em Pequim, 2008, e o inglês Andy Murray, em Londres, 2012, conquistaram a medalha de ouro (Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/).

No Brasil, o tênis foi mais bem difundido a partir das conquistas de Maria Esther Bueno (11/10/39 – ), que atuou no esporte durante as décadas de 50, 60 e 70. O Jornal do Brasil, em sua edição dos dias 5 e 6 de julho de 1959, traz a seguinte manchete em seu 2° Caderno: “MARIA ESTHER VENCEU: É A MELHOR DO MUNDO”.  Confira a matéria na íntegra em:

 http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=030015_07&PagFis=103804

 
maria esther                                   Jornal do Brasil – 05-06/07/1959

Pesquise mais sobre os Jogos Olímpicos nos periódicos da Hemeroteca Digital:http://bndigital.bn.br/hemeroteca-digital/

‪#‎FBNnamidia‬
‪#‎bibliotecanacional‬
‪#‎fundacaobibliotecanacional‬

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: