FBN I 19 de julho – Dia Nacional do Futebol

 

exposição

 

O Tsu’ Chu, jogo chinês ancestral ao futebol, consistia em chutar uma bola de couro recheada com penas, cabelos ou crinas, em direção a uma rede fixada entre duas traves que eram feitas de bambu. Aos  jogadores, era permitido o usar os pés, o peito, as costas e os ombros, mas não as mãos. O futebol moderno, por sua vez, tem origens bem mais recentes, nascendo, oficialmente, em 1863, na Inglaterra, fruto de uma separação de duas vertentes do rúgbi. (fonte: http://www.brasil2016.gov.br/).

O futebol, no Brasil, foi introduzido oficialmente por Charles Miller, com a realização da primeira partida em 14 de abril de 1895. Miller era paulistano, nascido em 1874, filho de um escocês e mãe brasileira. Em 1884, tendo ido estudar em uma escola na Inglaterra, conheceu o esporte e, mais tarde, ajudou a divulgá-lo e popularizá-lo no Brasil. O Dia Nacional do Futebol foi instituído em 19 de julho para homenagear o primeiro time registrado como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900.

Na BNDigital, está disponível a exposição virtual “Copas do Mundo: 1930 – 2010”, que oferece ao leitor uma série de documentos referentes ao esporte, guardados e preservados pela Fundação Biblioteca Nacional.

Para acessá-la, visite: http://bndigital.bn.br/exposicoes/copas-do-mundo-1930-2010/?sub=apresentacao-copas-do-mundo-1930-2010.

‪#‎FBNnamidia‬
‪#‎bibliotecanacional‬
‪#‎fundacaobibliotecanacional‬

 

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: