Nascido em 20 de julho de 1873, na então cidade de Santa Luzia do Rio das Velhas, hoje cidade de Santos Dumont, Alberto Santos Dumont foi um inventor e aeronauta brasileiro. Filho do engenheiro francês Henrique Dumont e de D. Francisca de Paula Santos, foi, ainda jovem, estudar em Paris, cidade na qual teve muito contato com a literatura francesa, em especial com os romances científicos de Júlio Verne. Inspirado pelo escritor francês, manifestou, desde cedo, enorme interesse pela construção de balões, fazendo, em 18 de setembro de 1898, subir ao espaço o primeiro de uma série diversos engenhos que viria a produzir. (Fonte: Academia Brasileira de Letras)
A página do facebook da Biblioteca Nacional realizará, entre os dias 20 e 23 de julho, uma série de postagens em homenagem ao “Pai da Aviação”. Para saber mais sobre Santos Dumont, suas criações e a época na qual ele viveu, consulte nossa Hemeroteca Digital: http://bndigital.bn.br/hemeroteca-digital/
#FBNnamidia
#bibliotecanacional
#fundacaobibliotecanacional
Tags: 14 Bis, Aeroplano, Biblioteca Nacional, fbn, homenagem, Pai da Aviação, Santos Dumont
agosto 27, 2016 às 01:26 |
de onde tiraram esse “Santa Luzia do Rio das Velhas”???? Que eu saiba (e moro aqui) o nome na época era Palmyra !!! Hoje a fazenda Cabangu,onde ele nasceu,pertencia então a Barbacena..mas hj a área é de Santos Dumont MG…corrijam isso aí.
agosto 29, 2016 às 17:16 |
Prezada, conforme descrito no texto, a fonte das informações é a Academia Brasileira de Letras, não a Fundação Biblioteca Nacional. Att.