FBN | Mostra Marcos Carneiro de Mendonça

Marcos Carneiro

A Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional inaugura, na próxima segunda-feira (08/08), às 11h, a mostra “Marcos Caneiro de Mendonça – O Fitinha Roxa”, com 11 documentos sobre primeiro goleiro a defender a seleção brasileira. Entre as peças, doadas pelos seus herdeiros em ocasiões distintas, encontram-se  registros de um esportista, escritor, historiador que recebeu o apelido de ‘Fitinha Roxa’ por amarrar seu calção com uma fita roxa, espécie de amuleto dado por sua mulher, a poetisa Ana Amélia de Queiroz.

Marcos Carneiro de Mendonça (1894-1988) destacou-se na posição de goleiro, começando a jogar em 1910, com 15 anos, pelo clube tijucano Haddock Lobo Futebol Club  — que veio, depois, a fundir-se com o América, onde o jogador também atuou por alguns anos. Em seguida, como primeiro goleiro da Seleção Brasileira de Futebol, formada em 1914, Marcos Carneiro de Mendonça enfrentou o time inglês Exeter City. Neste ano, ainda, participou da seleção brasileira que venceu a Copa Roca, na Argentina.

Mendonça transferiu-se para o Fluminense ainda em 1914, tendo sido tricampeão carioca por este time de 1917 a 1919, e campeão sul-americano de 1919 e 1922. Após deixar o futebol em 1922, aos 28 anos, o Fitinha Roxa tornou-se empresário, dirigindo o Fluminense entre 1941 e 1943, e se dedicando à pesquisa histórica.  Entre suas publicações, estão O Intendente Câmara (1933), O Marquês de Pombal e o Brasil (1960), A Amazônia na era pombalina (1963), Século XVIII e Século Pombalino no Brasil (1988).

A Divisão de Manuscritos fica localizada no terceiro andar da Biblioteca Nacional. Para saber mais, acesse: https://www.bn.br/explore/acervos/manuscritos

‪#‎FBNnamidia‬
‪#‎bibliotecanacional‬
‪#‎fundacaobibliotecanacional‬

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: