FBN I História – 13 de outubro de 1968 – Falecimento de Manuel Bandeira

manuel_bandeira Foto: ABL

Poeta, cronista, crítico e historiador literário, Manuel Bandeira nasceu em 19 de abril de 1886, em Recife, e faleceu em 13 de outubro de 1968, aos 82 anos, no Rio de Janeiro. Foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, em 1940, onde foi o terceiro ocupante da cadeira 24.

Considerado o autor de uma das maiores obras poéticas da literatura brasileira, Bandeira publicou seu primeiro livro de poemas – “A Cinza das Horas”, em 1917. Mais tarde, em 1919, lançou a obra “Carnaval”. Enquanto o anterior evidenciava as raízes tradicionais de sua cultura e, formalmente, sugeria uma busca da simplicidade, esse segundo livro caracterizava-se por uma deliberada liberdade de composição rítmica.

Durante toda a vida, fez crítica de artes plásticas, literária e musical para vários jornais e revistas, entre os quais – Diário Nacional, A Noite, Jornal do Brasil e A Manhã. Também escreveu crônicas semanais para as rádios Ministério da Educação e Roquette Pinto.

Consagrou-se pelo estudo sobre as Cartas chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga, pelo esboço biográfico Gonçalves Dias, além de ter organizado várias antologias de poetas brasileiros e publicado o estudo Apresentação da Poesia Brasileira.

Em 1954, publicou o livro de memórias “Itinerário de Pasárgada”, no qual expõe todo o seu conhecimento sobre formas e técnicas de poesia, o processo da sua aprendizagem literária e as sutilezas da criação poética. Sua obra foi reunida nos volumes Poesia e Prosa, Aguilar (1958), contendo numerosos estudos críticos e biográficos. (Fonte: ABL)

Veja críticas e crônicas de Manuel Bandeira consultando a Hemeroteca Digital Brasileira.

#FBNnamidia
#bibliotecanacional
#fundacaobibliotecanacional

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: