Instituída pelo Decreto n° 84.631, de 09/04/80, a Semana Nacional do Livro começou no dia 23/10 e prossegue até o dia 29 deste mês. O objetivo da data é o de incentivar a leitura e a construção do conhecimento através da difusão do livro, da informação e do acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais. Além disso, a comemoração visa, também, divulgar a profissão do bibliotecário e possibilitar a atualização e o desenvolvimento deste profissional.
Em homenagem à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a Biblioteca Nacional compartilha, para consulta e download, o livro “Inocência”, de Alfredo d’Escragnolle Taunay, o Visconde de Tauney. Nesta história, o jovem Cirino, que possuía alguns conhecimentos farmacêuticos, hospeda-se na casa de Pereira, um homem que conhecera durante sua viagem pelo sertão. Na casa de Pereira, Cirino cuida de Inocência, filha do anfitrião, e acaba se apaixonando pela moça. A jovem, contudo, já estava prometida a outro homem.
O livro pode ser acessado em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/inocencia.pdf
E você, prezado leitor? Já conhecia a obra? Tem algum trecho preferido? Se tiver, compartilhe aqui!
Mais informações sobre o Visconde de Tauney podem ser encontradas em: http://bndigital.bn.br/acervodigital/
#FBNnamidia
#bibliotecanacional
#fundacaobibliotecanacional
Tags: 25 de outubro, Acervo BN, Acervo FBN, Biblioteca Nacional, bndigital, Inocência, Literatura Brasileira, regionalismo romântico, Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, Visconde de Tauney
Deixe um comentário